Simulação de ocorrências mobiliza cerca de 150 pessoas em shopping


Por Juliana Netto

08/10/2015 às 11h11- Atualizada 08/10/2015 às 14h02

simulação-olavo-2
Várias viaturas do Samu, Corpo de Bombeiros e da PM foram empenhadas na simulação (Foto: Olavo Prazes/08-10-15)

Cerca de 150 pessoas participaram de uma de simulação de assalto, incêndio e resgate nas dependências do Independência Shopping, na Zona Sul de Juiz de Fora, na manhã desta quinta-feira (8). Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército e Samu, além de seguranças e bombeiros civis e brigadistas do shopping, participaram da atividade, despertando a atenção da população que passava pela região. A atividade faz parte da Semana da Defesa Civil.

Na simulação, um cidadão teria realizado uma tentativa de assalto a uma joalheria. Com a ação frustrada, ele correu para o interior do cinema, onde manteve um refém. A partir deste momento, uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais da PM (Gate) foi acionada para fazer as negociações. Exaltado, o falso suspeito “ateou” fogo no cinema, e as vítimas tiveram que ser socorridas por equipes do Samu e Bombeiros, que as conduziram aos hospitais da cidade. Com muitas queimaduras, uma pessoa precisou ser transferida pelo helicóptero Pégasus da Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo (Corpaer). Uma outra vítima ficou imobilizada, sendo necessário resgatá-la pela técnica de rapel. Toda a manobra durou cerca de 1h30.

PUBLICIDADE

O tenente do Corpo de Bombeiros, Acácio Tristão, avaliou como muito positiva a ação. “Por ser um lugar de população flutuante muito significativa, houve essa preocupação em mostrar as possibilidades de segurança, além de demonstrar a capacidade dos órgãos em atuarem conjuntamente numa possível ocorrência”.

Além da simulação desta quinta, a semana vem contando com blitze educativas e palestras. O encerramento das atividades será nesta sexta-feira, no Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira (CEU Zona Norte), em Benfica.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.