Bandidos ameaçam vigias e roubam cavalos do Canil Municipal

Trio encapuzado e armado com porretes agiu de madrugada; segurança deverá ser reforçada no local


Por Sandra Zanella

08/09/2020 às 15h41

Três vigias do Canil Municipal foram rendidos e ameaçados de agressão durante roubo de dois cavalos e um burro. O caso violento aconteceu no início da madrugada desta terça-feira (8) no espaço público administrado pelo Demlurb, destinado a animais resgatados em situação de risco ou abandonados, que fica no Bairro São Damião, Zona Norte de Juiz de Fora.

De acordo com informações da Polícia Militar, os funcionários, de 28, 40 e 59 anos, relataram que três homens encapuzados e armados com porretes nas mãos entraram no local e disseram para não reagirem, pois apenas levariam os cavalos. Em seguida, pegaram os três animais, que haviam sido resgatados no último domingo (6), na região do Linhares, Zona Leste da cidade.

PUBLICIDADE

Além dos três bandidos que agiram, mais dois homens estariam em um veículo sedan, dando apoio à ação criminosa. O bando fugiu e, apesar do rastreamento realizado pela PM, não foi localizado.

A gerente do Departamento de Controle Animal do Demlurb, Miriam Neder de Assis Falce, disse que há muito tempo não acontecia roubo de cavalos no Canil Municipal. “Era muito frequente, mas passamos a prender todos os cavalos à noite perto da sala de plantão. Infelizmente, esta noite vieram armados e ameaçaram os funcionários.”

Segundo a responsável, a polícia está empenhada nas buscas na tentativa de recuperar os animais e prender os criminosos. Sobre a segurança do local, Miriam disse que houve melhorias recentes, como a instalação de câmeras, que chegaram a flagrar a movimentação dos ladrões na rua. “Não conseguimos ver por onde retiraram os cavalos porque cortaram a cerca no pasto, mais adiante. Mas estou com muita esperança de que a polícia encontre esses animais.”

Além dos roubos, os funcionários costumam sofrer ameaças, inclusive por parte de proprietários de animais resgatados. Para coibir esses crimes, Miriam ainda pretende reforçar mais a vigilância, aumentando o número de câmeras, por exemplo, assim que houver recursos. “O que a gente precisava mesmo era de segurança efetiva, ou policial ou da Guarda Municipal, para tomar conta do canil. Os animais são tutelados pela Prefeitura, então temos obrigação de protegê-los.”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.