Associação dos Cegos oferece exames gratuitos na segunda

A ação faz parte da celebração do Dia da Saúde Ocular, lembrado na mesma data.


Por Tribuna

08/07/2017 às 04h00

A Associação dos Cegos vai oferecer 80 exames de visão gratuitos para idosos e crianças de 5 a 10 anos na próxima segunda-feira (10). A ação faz parte da celebração do Dia da Saúde Ocular, lembrado na mesma data. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de realizar exames periódicos, para evitar doenças silenciosas e detectar patologias que causam problemas na visão. As senhas para os testes serão distribuídas no mesmo dia, a partir das 13h, no Mister Shopping.

Conforme o oftalmolgista e diretor clínico da Associação dos Cegos, Luciano Arantes, metade das senhas será direcionada ao atendimento dos idosos e a outra metade às crianças. “Nas crianças de 5 a 10 anos serão feitos testes de acuidade visual para a prevenção de erros refracionais. O exame é feito para identificar se a criança precisa usar óculos e se tem dificuldade de enxergar. Já para as pessoas com mais de 60 anos, será oferecido o teste de fundo de olho, que pode verificar se a pessoa tem catarata ou outras doenças silenciosas.” Caso sejam detectados problemas de visão, os participantes serão orientados e encaminhados para tratamento, de acordo com cada caso.

PUBLICIDADE

Segundo o especialista, é necessário chamar a atenção para a importância de ir regularmente ao oftalmologista. “Após os 16 anos, apenas um terço da população faz exame de vista. No mundo, 400 milhões de pessoas têm algum tipo de baixa visão. No Brasil, 1,2 milhão de pessoas são cegas, sendo que 75% das doenças são evitáveis.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.