Novo sistema de marcação de consultas começa a funcionar nesta quarta
Com unificação, usuários não precisarão retornar para pegar comprovante de marcação com especialista
O novo sistema de marcação de consultas da Secretaria de Saúde começa a funcionar nesta quarta-feira (9). A partir desta data, as consultas com especialistas serão marcadas por profissionais lotados na sede do Serviço Unificado de Marcação de Consultas (Sumc), criada com o objetivo de regularizar as marcações e agilizar o fluxo de atendimento do SUS. Com a novidade, os usuários das 63 unidades básicas de saúde (UBSs) só precisarão ir até as unidades para marcar consultas com os médicos que atendem nas próprias unidades e, caso sejam encaminhados para especialistas, serão avisados por telefone sobre o horário, a data e o local da próxima consulta.
Anteriormente, os usuários tinham que retornar aos postos de saúde para pegar um comprovante, que não vai mais existir. Segundo a secretaria, as unidades ficavam lotadas e filas eram formadas, prejudicando os atendimentos a todos os usuários e dificultando o acesso. Com a implantação do Sumc, o médico da unidade vai encaminhar o pedido para o sistema, onde agentes de atendimento ficarão encarregados de dar seguimento às demandas e avisar os usuários sobre os detalhes da próxima consulta. Também não haverá mais profissionais de marcação nas UBSs, como era anteriormente, já que eles ficarão na sede do Sumc, no prédio da Secretaria de Saúde, na Rua Halfeld 1400, Paineiras.
Em entrevista exclusiva concedida à Tribuna sobre a implantação do Sumc, o subsecretário de Atenção Primária, Thiago Horta, afirmou que a intenção é manter um fluxo mais fluido, proporcionando conforto ao usuário e agilidade no sistema. Ele explicou ainda que os pacientes receberão três ligações da pasta para confirmar o comparecimento na consulta marcada. A primeira ligação ocorrerá quando a consulta for marcada, informando ao usuário a data, horário e local. A segunda ligação ocorrerá na proximidade da data, para confirmar a possibilidade de o paciente comparecer. A 48 horas da consulta haverá uma terceira ligação e, caso o usuário informe que não poderá comparecer, a oferta será realocada para outra demanda. A expectativa é que, em cerca de três meses, um sistema de call center também seja implantado.