Doses da vacina contra gripe já estão em Juiz de Fora


Por Kelly Diniz

08/04/2016 às 10h59- Atualizada 08/04/2016 às 17h19

Atualizada às 17h15

O primeiro lote das vacinas contra a gripe já está na Superintendência Regional de Juiz de Fora e deve ser repassada aos 37 municípios de sua abrangência, incluindo Juiz de Fora, até a próxima sexta (15). Com isso, a possibilidade de antecipar a campanha de vacinação contra a gripe na região passa a existir. A data oficial está marcada para o dia  30 de abril. A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do município ainda não divulgou seu posicionamento, porém, uma reunião marcada para o fim da tarde desta sexta-feira (8) poderá definir a logística e atuação da campanha. Nessa reunião, também deve ser definida a data de início da campanha na cidade.

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post]No município, o público-alvo é composto por 118.119 pessoas, entre idosos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão, dentre outros. O Ministério da Saúde estabelece como meta a vacinação de 80% do público-alvo.

O Ministério da Saúde enviou, na quinta-feira (7), 1.319.600 milhão de doses da vacina para o estado. Esse quantitativo corresponde a 25% do total e será enviado às Regionais de Saúde que, por sua vez, farão a distribuição aos municípios. Segundo o cronograma do Ministério da Saúde, a distribuição das vacinas ocorrerá em seis etapas durante os meses de abril e maio.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início no dia 30 de abril e se estende até 20 de maio. Os municípios, no entanto, tem a autonomia para antecipar a vacina, caso haja a necessidade. A recomendação da SES é que os municípios, na semana que antecede o início da Campanha, ofertem a vacina para grupos de pessoas acamadas e residentes em instituições fechadas, como asilos.

Para controlar a gripe, a prevenção continua sendo o melhor caminho. As recomendações são medidas de higiene como lavar bem as mãos com água e sabão; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos); evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.