Temperatura mais baixa do ano


Por Tribuna

08/04/2015 às 17h55- Atualizada 08/04/2015 às 20h35

Atualizada às 20h35
O 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, nesta quarta-feira (8), em Juiz de Fora, a temperatura mais baixa observada este ano, com 13,6 graus. A máxima também foi a menor, 20,6 graus. Esta onda de frio, característica do outono, é causada pela associação de dois fenômenos climatológicos: uma massa de ar de origem polar, que atinge toda a região Sudeste, e uma frente fria em atuação no oceano. A primeira traz os ventos frios, enquanto a segunda reflete no continente em forma de nuvens, que deixa o céu encoberto e evita o aquecimento do sol, além de trazer correntes de ventos. Estas rajadas, por vezes fortes, podem resultar em sensação térmica ainda menor. Ontem, por exemplo, quando o recorde de frio foi registrado, por volta das 8h, a percepção era de 9 graus.

Conforme o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Inmet, estes dois sistemas devem atuar por, pelo menos, mais dois dias, embora possam perder força gradativamente. Ele explica que, se a frente fria dispersar e o céu abrir, o calor pode aumentar no período da tarde, mas pode resultar em noites ainda mais frias. Isso porque as nuvens funcionam como isolante térmico e, sem elas, o ar frio da atmosfera atinge o ambiente com mais facilidade.

PUBLICIDADE

Frio no Sudeste
Segundo o Inmet, a temperatura observada ontem na cidade foi a quinta menor da região Sudeste do Brasil, perdendo para Campos do Jordão (SP), com 9 graus; São Lourenço, 12,6 graus; Barbacena, 13,1 graus; e Machado, 13,6 graus.
De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), até amanhã, os termômetros na cidade deverão registrar mínima entre 11 e 13 graus, enquanto a máxima não deverá passar dos 23 graus.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.