INSS mantém atendimentos de serviço social e perícia já agendados
Os demais atendimentos, também agendados, ficam suspensos. Conforme o INSS, os segurado estão sendo contactados e orientados sobre como proceder a remarcação
As enormes filas que se formaram nas portas das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no primeiro dia de lockdown em Juiz de Fora chamaram a atenção. Na unidade localizada na Avenida dos Andradas, no Centro, a movimentação começou logo cedo. Por volta das 7h, vários beneficiários já estavam no local aguardando atendimento. Os servidores também compareceram e seguiram com expediente normal durante a manhã.
Dentre as principais demandas de quem buscou atendimento estavam a realização de perícias que haviam sido agendadas e a necessidade de informação sobre a concessão de benefícios. Após ser questionada pela Tribuna sobre a manutenção do funcionamento das atividades durante o lockdown, a assessoria do INSS em Belo Horizonte entrou em contato com a área técnica da Gerência em Juiz de Fora e decidiu por mudanças na realização das atividades.
Segundo a assessoria, a partir de agora serão mantidos apenas os atendimentos agendados de perícia médica e serviço social. “Os demais atendimentos, que também eram apenas agendados, ficam suspensos. Os segurados e beneficiários com horário agendado estão sendo contactados e orientados sobre como proceder a remarcação.”
Com relação às filas, o INSS informou que o trabalho com agendamento de horário é feito na tentativa de garantir o distanciamento social. “No entanto, é comum o segurado chegar uma hora antes do seu horário agendado, ainda com acompanhante. Por isso, o INSS reforça a recomendação para o segurado chegar, aproximadamente, entre 10 a 15 minutos do horário marcado e estar acompanhado apenas nos casos em que for estritamente necessário, evitando assim aglomeração fora e dentro da unidade.”
Ainda conforme a assessoria, o ponto de ônibus localizado em frente à unidade contribui para concentração de pessoas “por motivos alheios ao atendimento do instituto”.
Informações
O INSS destacou que as informações sobre atendimento estão disponíveis pelos canais remotos, como o MEU INSS, disponível no portal meu.inss.gov.br e no aplicativo para celular; e a central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. No total, 90 dos 96 serviços do INSS estão disponíveis por meio dos canais remotos.