INSS mantém atendimentos de serviço social e perícia já agendados

Os demais atendimentos, também agendados, ficam suspensos. Conforme o INSS, os segurado estão sendo contactados e orientados sobre como proceder a remarcação


Por Gracielle Nocelli

08/03/2021 às 18h12

Por volta das 7h, vários beneficiários já estavam no local aguardando atendimento

As enormes filas que se formaram nas portas das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no primeiro dia de lockdown em Juiz de Fora chamaram a atenção. Na unidade localizada na Avenida dos Andradas, no Centro, a movimentação começou logo cedo. Por volta das 7h, vários beneficiários já estavam no local aguardando atendimento. Os servidores também compareceram e seguiram com expediente normal durante a manhã.

Dentre as principais demandas de quem buscou atendimento estavam a realização de perícias que haviam sido agendadas e a necessidade de informação sobre a concessão de benefícios. Após ser questionada pela Tribuna sobre a manutenção do funcionamento das atividades durante o lockdown, a assessoria do INSS em Belo Horizonte entrou em contato com a área técnica da Gerência em Juiz de Fora e decidiu por mudanças na realização das atividades.

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Segundo a assessoria, a partir de agora serão mantidos apenas os atendimentos agendados de perícia médica e serviço social. “Os demais atendimentos, que também eram apenas agendados, ficam suspensos. Os segurados e beneficiários com horário agendado estão sendo contactados e orientados sobre como proceder a remarcação.”

Com relação às filas, o INSS informou que o trabalho com agendamento de horário é feito na tentativa de garantir o distanciamento social. “No entanto, é comum o segurado chegar uma hora antes do seu horário agendado, ainda com acompanhante. Por isso, o INSS reforça a recomendação para o segurado chegar, aproximadamente, entre 10 a 15 minutos do horário marcado e estar acompanhado apenas nos casos em que for estritamente necessário, evitando assim aglomeração fora e dentro da unidade.”

Ainda conforme a assessoria, o ponto de ônibus localizado em frente à unidade contribui para concentração de pessoas “por motivos alheios ao atendimento do instituto”.

Informações

O INSS destacou que as informações sobre atendimento estão disponíveis pelos canais remotos, como o MEU INSS, disponível no portal meu.inss.gov.br e no aplicativo para celular; e a central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. No total, 90 dos 96 serviços do INSS estão disponíveis por meio dos canais remotos.

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