Serviços marcam ação do Dia da Mulher na Mister Moore


Por Bárbara Riolino

08/03/2017 às 19h25

Foto: Leonardo Costa
Foto: Leonardo Costa

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, diversos estandes com serviços gratuitos foram montados no Calçadão da Rua Mister Moore na manhã desta quarta-feira (8). A atividade fez parte do projeto “Bem Comum”, organizado pela Secretaria de Comunicação Social, em parceria com a Casa da Mulher, pertencente à Secretaria de Governo. Dentre os atendimentos, as participantes tiveram acesso a orientações voltadas para o mercado de trabalho e formalização do próprio negócio, violência doméstica e cuidados com a saúde e a estética, como corte de cabelo, penteado, maquiagem e dicas de moda.

Conforme explica a gerente de marketing da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Sabrina Santos, a proposta da ação foi abranger os mais diversos serviços, uma vez que as mulheres são muitas em uma só. “Focamos, principalmente, na parte profissional, uma vez que mulher, a cada dia, tem conquistado o seu espaço no mercado de trabalho. O atendimento em saúde também foi ampliado. Durante a ação, as mulheres passaram pela aferição de pressão arterial e avaliação antropométrica voltadas para a prevenção. A parte estética buscou elevar a autoestima da mulher e despertar a feminilidade de cada uma”.

PUBLICIDADE

A dona de casa Carmem Lúcia de Souza, 57 anos, não tinha muito o hábito de se maquiar, mas, após participar da ação, pretende mudar de ideia. “É uma questão de costume, certo? Esse atendimento é muito legal, me senti muito bem”, conta. A professora aposentada Maria Perpétua Melo, 69 anos, aproveitou o evento para buscar informações sobre o portal JF Empregos, pois a filha está desempregada. “As orientações que recebi vou repassar a ela o quanto antes”, destacou. Para Leila Abrahão, gerente do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda da PJF, o interesse das mulheres que buscam a formalização dos seus negócios foi grande durante a ação. “Notamos que elas têm saído da posição de dependência para se posicionarem no mercado de trabalho como empreendedoras”, observou.

O evento ainda marcou o lançamento da campanha “Mulher é Poder”, que mostrará a grandiosidade feminina e que elas podem, sim, ocupar posições que tradicionalmente são restritas aos homens. A campanha será realizadas nas redes sociais e vai trazer bons exemplos juiz-foranos.

 

Violência contra a mulher

Representantes da Casa da Mulher também estiveram presentes na ação. A coordenadora do órgão, Maria Luiza Moraes, destacou que a proposta foi levar mais informação às mulheres, para que saibam como agir diante de um caso de violência doméstica. “Esclarecemos sobre a Lei Maria da Penha, que dispõe sobre cinco tipos de violência que acontecem dentro de casa: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. É importante a mulher saber que, nem sempre, este tipo de violência não é só praticada pelo companheiro ou ex-companheiro, mas por qualquer pessoa que tenha vínculo emocional com a mulher”, explicou. Segundo Maria Luiza, desde a criação da Casa da Mulher até o dia 28 de fevereiro, 9.034 mulheres foram atendidas no local.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.