Curso desperta para o cultivo de orgânicos
Lançar um novo olhar para aquilo que ingerimos, principalmente para as formas de cultivo dos alimentos, é o objetivo da segunda edição do curso de olericultura: hortas urbanas em quintais e em pequenos espaços, que acontece no fim deste mês em Juiz de Fora. Organizado pelo Departamento de Medicina Preventiva Social da Faculdade de Medicina da UFJF, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, a iniciativa quer estimular e resgatar nas pessoas, independente da sua área de atuação, o hábito de produzir legumes, hortaliças e ervas em suas residências, que, por sua vez, são livres de agrotóxicos e outros venenos que afetam a saúde.
“Em 2011, quando foram divulgadas pesquisas a respeito da qualidade dos alimentos produzidos no Brasil – que eram ricos em substâncias nocivas e pobres em nutrientes -, as pessoas passaram a buscar por itens mais saudáveis e orgânicos. Acontece que, adquirir este tipo de produto, é mais oneroso. Por outro lado, estimula uma cultura que vem se perdendo: a agricultura familiar. Hoje existe um movimento para a valorização da produção de alimentos em pequenos ambientes”, explica o coordenador do curso, o professor da Faculdade de Medicina da UFJF Márcio Alves.
Para ele, a máxima “você é o que você come” é a mais pura verdade. “Está cientificamente comprovado que pessoas que comem alimentos mais naturais têm uma saúde melhor e mais resistente”, comenta. Márcio pontua, ainda, que ter o habito de produzir o próprio alimento ajuda a desenvolver a consciência ecológica, a partir do reaproveitamento de resíduos, por meio da compostagem doméstica, reduzindo, assim, o lançamento de dejetos ao meio ambiente e os custos com a alimentação. As técnicas de plantio e cultivo serão ministradas pelo engenheiro agrônomo Flávio Togni.
Módulos
O curso acontece em dois módulos, sendo ambos complementares, porém, podem ser feitos de forma independente. O primeiro, agendado para o dia 28 deste mês, será voltado para o cultivo de hortas em pequenos espaços, como apartamentos. O segundo, no dia 25 de abril, é voltado para a cultura em ambientes maiores, como casas, sítios e comunidades.
As aulas acontecem no Instituto Dom Orione, ao lado do novo Hospital Universitário (HU) e do novo prédio da Faculdade de Medicina, das 8h às 18h, com intervalo para almoço. Cada módulo custa R$ 60. As inscrições podem ser feitas pelo email: flaviotogni@gmail.com. As instruções de pagamento serão informadas no e-mail de confirmação de inscrição. O interessado deve enviar o nome completo, telefone e endereço.