Espaços públicos para fugir da folia


Por Bárbara Riolino

08/02/2016 às 16h26- Atualizada 08/02/2016 às 18h49

(Foto: Marcelo Ribeiro)
(Foto: Marcelo Ribeiro)

Se você faz parte do seleto grupo que não está na praia ou se jogando nos blocos, não se sinta culpado. Tem muito juiz-forano por aí aproveitando a folga carnavalesca para se exercitar e passear com as crianças e com os animais de estimação pelos espaços públicos que a cidade oferece. A manhã ensolarada da segunda-feira de carnaval foi um convite para começar o dia de forma diferente. No Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dezenas de pessoas caminhavam, corriam e andavam de bicicleta pela pista de entorno do lago.

O mesmo foi visto no Parque do Museu Mariano Procópio, que estava repleto de crianças que se esbaldavam nos brinquedos. “O parque do museu é sempre uma boa opção para aproveitar a folia de maneira diferente. Prefiro passar o dia com meu filho em locais como esse do que enfrentar o trânsito e as estradas, que estão a cada ano mais violentas”, ressalta o funcionário público Cláudio Paiva, que empurrava o pequeno Pedro, 4 anos, no balanço do parque. “Até terça, pretendo levá-lo à matinê de algum clube, apenas para ele sentir um pouco do carnaval. Mas todos os dias, a gente não dá conta, pois fica bastante cansado”.

PUBLICIDADE

O casal Cleber Arruda, 29, e Letícia Dias, 24, aproveitaram o carnaval para colocar a rotina de exercícios físicos em dia. “Infelizmente estou trabalhando neste feriado. Como sou supervisor de call center, trabalho à noite e com o serviço bastante sobrecarregado, pois muitos não vão trabalhar. Mas durante a manhã, a gente vem aproveitar o espaço, já que moramos bem perto”, destaca Cleber. Letícia assegura que a caminhada vai contribuir para o casamento, que acontece em abril. “Tenho que garantir a forma para ficar bem no vestido de noiva”, brinca. As irmãs Alice, 5, e Sofia, um ano e meio, acharam o máximo observar as aves no lago de uma das pontes do parque. “É um lugar excelente para a criança. Tem estrutura e atividades. Venho com elas, pelo menos, uma vez por mês”, conta o auxiliar administrativo Thadeu Terimaki, 40, pai das meninas. Além do museu, o carnaval da família ainda contou com uma manhã de matinê. “Confesso que fui para a folia com elas no domingo, no Alto dos Passos. Elas gostam muito”.

UFJF

Diariamente o Campus da UFJF recebe milhares de pessoas, entre alunos e atletas. Mas para o visitante de primeira viagem João Pedro, de 6 anos, o carnaval foi bem diferente. “Já dei duas voltas de bicicleta com o meu pai aqui, é muito legal”, conta. Ele e o pai, o empresário Glaycon Ferreira, 35, moram em Araxá, e viajaram mais de 600 quilômetros para aproveitar a folga ao lado da família, que reside na cidade. “É o momento que consigo ter mais dias livres. Esta é a primeira vez que venho com ele para andar de bicicleta. Não era nem 7h da manhã quando ele acordou todo animado para conhecer a UFJF. Pretendo levá-lo a outros locais. Na próxima vinda, a UFJF certamente receberá uma nova visita”.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.