Filmes são alternativa para o aprendizado


Por Guilherme Arêas

07/12/2016 às 07h00- Atualizada 07/12/2016 às 09h10

A poucos dias das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF, a ansiedade fica à flor da pele, e a vontade em muitos candidatos é estudar dia e noite para ir bem no exame. No entanto, a recomendação dos professores é que o estudante comece a cuidar mais do descanso e reduza a intensidade dos estudos. Mas como relaxar sem se sentir como se estivesse perdendo tempo que poderia ser gasto com aprendizado? Uma boa dica é assistir filmes que tratem de temas que possam cair nas provas. Conforme o professor de história do Colégio Equipe, Matheus Rezende, mesmo sendo ficção, o aluno consegue aprender muito com os filmes. “O aluno consegue discernir o que é real e o que é ficção. Então, ele usa a bagagem que ele tem de tudo o que aprendeu ao longo do ano e consegue fixar e fazer relações assistindo aos filmes.”

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O professor orienta os alunos a pensarem no tema que ele quer saber um pouco mais e buscar filmes que tragam esse assunto. “Por exemplo, se o aluno quer saber mais sobre a Grécia, eu recomendo que veja “Troia”. Quando se fala em Roma, o “Gladiador” é uma boa opção.” Matheus enfatiza que os estudantes não podem deixar de ver um pouco sobre a história do Brasil, principalmente sobre a Era Vargas e o Regime Militar. “Vargas pode ser visto em ‘Olga’, na relação do Brasil com o regime totalitário. O filme Getúlio conta os últimos dias do presidente. Temos o ‘Tempo de Paz’ que fala sobre a questão da perseguição cultural. Dentro do Regime Militar, os filmes ‘Batismo de Sangue’ e ‘Zuzu Angel’ são boas escolhas.” Outra dica de filme do professor é ‘Uma Grande Aposta’, que trabalha com a crise de 1929.

O docente afirma que até filmes que parecem ser totalmente ficção trazem um pouco de história. “Por exemplo, o ‘Capitão América’ é um super soldado da II Guerra Mundial. Claro que ele não existiu. O aluno tem essa noção e consegue aprender um pouco sobre a guerra com esse filme.” Mas o conselho de Matheus é que os candidatos assistam o filme como distração. “Os filmes vão ajudá-lo, mas o importante é que esse estudante pegue uma pipoca, fique confortável e assista tranquilamente o tema que quer entender mais.”

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