Mais de dez mil pessoas já visitaram Centro de Ciências
Número foi atingido em dois meses de funcionamento do espaço. Procura é tanta que, para o agendamento de escolas, vagas para este ano já estão esgotadas. Universidade estuda alternativas de horários para atender demanda em 2018
O tão aguardado Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), inaugurado há dois meses na Praça Cívica do campus, superou a marca de dez mil visitas espontâneas. Só em julho, quando as atividades foram iniciadas, 8.300 pessoas passaram pelo local. Em 21 de agosto, o agendamento de visitas foi aberto. Contudo, a procura foi tanta por parte das escolas que, em seis horas, as vagas se esgotaram, e a retomada das inscrições só deve acontecer em fevereiro do próximo ano. Diante deste cenário, a universidade estuda alternativas de horários para atender à demanda em 2018.
“A gente achava que a procura do público pelo Centro de Ciências poderia ser grande, mas não esperava que seria da forma como vem sendo. Sem dúvidas, superou as nossas expectativas, o que demonstra interesse por parte das pessoas em saber mais sobre a ciência, em enxergá-la como algo divertido e mais próxima delas. Isso desperta em nós um sentimento de satisfação”, destaca o coordenador do Centro de Ciências da UFJF, Elói Teixeira César. Chegar a essa marca, para ele, comemora muito bem os 11 anos de criação do centro, que funcionou, até metade deste ano, em um prédio anexo ao Colégio de Aplicação João XXIII. “Nos últimos sete anos, batalhamos muito para a abertura do novo prédio. Ver as coisas dando certo e a ciência se aproximando das pessoas é algo muito gratificante”, diz.
Para 2018, Elói pretende estudar, junto à Administração Superior, a ampliação dos horários para a visitação das escolas. “Atendemos duas instituições diariamente, uma no turno da manhã e outra no da tarde. Queremos criar um terceiro horário entre os dois já existentes.” O horário de funcionamento do Observatório Astronômico, um dos mais procurados pelo público, teve lotação máxima – cem pessoas por dia – durante o período. Aumentar o número de dias de funcionamento também está na pauta. “Tudo vai depender da Administração Superior, pois as visitas são guiadas e dependem de pessoas para orientar. Mas temos esse desejo: de ampliar esses horários e também aos finais de semana.”
Portas abertas
Com a exceção do agendamento, que já possui lista de espera, as visitas espontâneas continuam acontecendo no Centro de Ciências, que funciona de terça a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Sábado, das 14h às 17h, e domingo, das 9h ao meio-dia. As visitas noturnas ao Observatório são realizadas às terças e quintas, das 19h às 21h, conforme as condições meteorológicas avisadas com antecedência. A entrada é gratuita.
O acervo do Centro de Ciências conta com exposições permanentes e temporárias, além de laboratórios, auditórios e os museus de Malacologia e de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA). Ainda neste semestre, o Planetário deve entrar em funcionamento. Segundo o coordenador do centro, a equipe responsável por atender e receber o público está passando por treinamento e acertando os detalhes. O Centro de Ciências é mais um equipamento da UFJF que preza pela divulgação e incentivo à pesquisa e extensão e ao turismo, além de incluir a cidade no circuito de eventos científicos nacionais e internacionais. Os prédios, estruturados em uma área de três mil metros quadrados, chamam a atenção de quem passa desde o início da obra, em 2013, dada às suas formas arredondadas e placas de alumínio furta-cor que mudam de coloração de acordo com a incidência da luz.