Uaps de Juiz de Fora voltarão a ser chamadas de UBS

Objetivo é facilitar a identificação por parte do usuário do SUS, uma vez que a sigla Uaps confundiria os usuários, pois faz lembrar as UPAs


Por Tribuna

07/08/2017 às 15h47- Atualizada 07/08/2017 às 19h25

Os postos de saúde de Juiz de Fora voltarão a ser chamados de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir desta terça-feira (8), quando o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) assinará decreto que vai alterar a denominação das unidades, chamadas oficialmente de Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) desde 2010. Conforme a Secretaria de Saúde, a mudança acontece para facilitar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS), já que a antiga denominação, foneticamente parecida com a abreviação de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), causava confusão entre os usuários.

Em 2010, a mudança na denominação das UBSs no município seguiu orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Segundo o subsecretário de Atenção Primária, Thiago Horta, na ocasião, entendeu-se que o conceito de unidade básica remetia a uma importância menor do que o sistema de atenção à saúde realmente oferecia. “Foi realizado um estudo e concluiu-se que o correto era denominar os postos de saúde como unidades de atenção primária. Com base nisso, alguns municípios mudaram as terminologias de UBS para Uaps.”

PUBLICIDADE

No entanto, a alteração teria ocasionado dificuldade de diferenciação entre as funções das UPAs e dos postos de saúde. Por isso, a Secretaria de Saúde levou a questão à 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em junho. “Para consertar um problema teórico, criou-se um problema fonético, pois as pessoas, muitas vezes, confundem Uaps com UPA. Por isso, o prefeito entendeu que deveria alterar a nomenclatura, pois é importante a população entender a diferença. Por isso, colocamos em consulta na conferência qual seria a melhor terminologia, e UBS foi definido como termo correto. É importante destacar que as expressões centro de saúde e posto de saúde também estão corretas”, explica Thiago.

Por nota, a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que o termo UBS é utilizado em todo o país, inclusive no estado de Minas. Sobre a mudança anterior, quando as unidades passaram a ser denominadas Uaps, a assessoria do órgão informou que a mesma ocorreu na gestão anterior e que pode ter sido resultado de um acordo informal entre o Estado e o Município.

Diferenças

A UBS é a porta de entrada dos serviços de saúde mais perto da casa dos usuários e é o local indicado para atendimento diário. No total, Juiz de Fora tem 63 UBSs, sendo 44 da Estratégia de Saúde da Família e 19 tradicionais. Nestes locais, os usuários têm acesso a consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de vacinação, realização de exames simples e atendimentos programados. As UPAs são unidades de atendimento em casos de urgência e emergência.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.