Abstenção no Pism chega a 15,95% dos candidatos

De acordo com a UFJF, do total de 30.342 inscritos, 4.840 faltaram em algum dos dois dias, o que representa uma queda no número de ausências em relação ao ano passado; gabaritos das questões já foram divulgados neste domingo


Por Nayara Zanetti, estagiária sob supervisão do editor Eduardo Valente

07/02/2022 às 12h28

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, neste domingo (7), o balanço do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022, que aconteceu durante o último fim de semana, de forma positiva, segundo a instituição. Dos 30.342 candidatos esperados, 4.840 não compareceram, o que representa 15,95% dos inscritos. Além de Juiz de Fora, a aplicação das provas foi realizada em Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Segundo o Pró-reitor de Graduação da Universidade, Cassiano Caon Amorim, a aplicação das provas ocorreu como o planejado. “Nós tivemos uma atenção muito especial à questão dos cumprimentos dos protocolos de biossegurança e não observamos nenhum problema em relação a essa parte, que foi agregada recentemente ao processo seletivo. Não tivemos nenhuma intercorrência que pudesse comprometer a continuidade do processo, portanto, nossa avaliação foi muito positiva”, afirma o Pró-reitor.

PUBLICIDADE

Em relação ao número de abstenção, Cassiano comenta que já era esperado, embora não esteja tão grande em relação aos outros anos do vestibular. “No ano passado, por exemplo, também foi um ano de pandemia e a abstenção foi bem maior do que esse ano. Nós temos uma escola básica, um ensino médio, que só está retornando integralmente para o presencial neste ano de 2022, acreditamos que esse movimento da pandemia no ensino médio, principalmente nestes dois últimos anos, impacta no processo de abstenção”, analisa.

Em Juiz de Fora, 17.006 estudantes prestaram o vestibular, porém 2.505 não realizaram o exame. De acordo com a UFJF, alguns dos estudantes que não compareceram no sábado, decidiram fazer a prova no domingo, a título de experiência, já estando desclassificados, conforme edital.

O Pró-reitor reforça a importância dos candidatos continuarem atentos aos prazos do edital para acompanhar a movimentação em relação aos prazos de recurso, as datas de divulgação dos resultados e, no caso dos aprovados, as informações sobre a matrícula.

Para conferir os gabaritos das provas de todos os módulos acesse este link.

Recursos e prazos

Nesta segunda-feira (7), das 9h às 16h, o candidato ou o representante de estabelecimento de ensino poderão solicitar os recursos a respeito das formulações das questões e dos gabaritos de cada prova de todos os módulos. O pedido deve ser protocolado junto à CAT, no Prédio da Reitoria -Rua José Lourenço Kelmer, s/n Campus da UFJF, Bairro São Pedro ou enviados por e-mail para o endereço eletrônico vestibular@ufjf.edu.br.

O formulário para solicitar o recurso está disponível no site da Copese, e, conforme a instituição, o documento só será analisado se constar as respectivas razões, específicas para cada questão contestada ou gabarito contestado. O prazo para divulgação do resultado dos recursos e do gabarito oficial é até o dia 31 de março deste ano. Vale ressaltar que a decisão da Copese sobre as formulações das questões das provas e de seus gabaritos ou de suas anulações não cabe recurso.

O conteúdo continua após o anúncio

As notas das provas do Módulo III saem no dia 24 de março, enquanto o resultado final será disponibilizado no dia 31 de março. Para os estudantes que realizaram os módulos I e II, as datas para divulgação das notas das provas e o resultado final saem, respectivamente, nos dias 17 e 26 de maio. Todas as informações serão publicadas no site da Copese.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.