Novo decreto atualiza regras de trânsito de caminhões nas principais vias da cidade

Prefeitura divulgou regras sobre restrições de transporte neste sábado


Por Leticya Bernadete

07/01/2023 às 09h24- Atualizada 07/01/2023 às 15h24

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou neste sábado (7), no Diário Oficial Eletrônico do Município, um novo decreto que regulamenta a Lei municipal 7.062, de março de 1987, sobre a restrição de circulação de caminhões e as operações de carga e descarga de mercadorias na cidade. As novas regras entram em vigência no prazo de 30 dias.

A publicação revoga outras normas que haviam sido publicadas há 60 dias, pelo Decreto 15.592, de 7 de novembro de 2022. Em suas redes sociais, a prefeita Margarida Salomão (PT) explicou que o decreto anterior gerou uma série de manifestações, o que levou a criação de um grupo de trabalho liderado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), que considerou outras colaborações como a de condutores autônomos.

PUBLICIDADE

“É um decreto construído participativamente”, destacou a chefe do Executivo. “Nos próximos dias, divulgaremos também uma tabela de preços públicos relativos ainda a este decreto. Isso também vai ser conversado com o grupo de trabalho.”

Em relação à restrição da circulação de veículos pesados, o decreto traz cinco classificações de áreas da cidade. São elas: via de pedestres, centro comercial como zona de restrição máxima, área de tratamento diferenciado, via de tratamento especial e outras vias.

O conteúdo continua após o anúncio

O texto detalha o limite de carga para cada categoria, apontando também os horários livres e os de proibição de circulação. O documento completo pode ser acessado por meio deste link

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.