Saiba quais são os temas mais cobrados no módulo III do Pism

Previsão é de que fórmulas sejam essenciais para solucionar questões da área de Exatas. Nas disciplinas de Ciências Humanas, interpretação é essencial para aumentar nota


Por Rafaela Carvalho

06/12/2017 às 07h00- Atualizada 06/12/2017 às 07h40

A três dias do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018, a orientação de professores e especialistas em educação é que os alunos usem o tempo restante para rever conteúdos que podem ser cobrados nas provas e para tirar dúvidas. A Tribuna convidou professores do Colégio Equipe e do Instituto Metodista Granbery para levantar os conteúdos mais prováveis nas provas de cada uma das oito disciplinas obrigatórias cobradas no Pism. De acordo com eles, os estudantes que conhecerem os temas levantados têm grandes chances de garantir sua vaga na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Conforme o coordenador pedagógico do Ensino Médio do Colégio Equipe, André Carneiro, o Pism tem caráter conteudístico desde sua criação. Isso quer dizer que o exame leva em consideração o conhecimento lecionado no Ensino Médio. “Temos visto que, durante os anos, as provas do Pism estão em conformidade com os programas distribuídos pela universidade de forma muito bem equilibrada, com cerca de 60% da prova mais focada na matéria de segundo semestre, mas englobando o ano todo, em qualquer módulo.” Apesar de a preparação ao longo do ano ser o fator principal, segundo o educador, ainda é possível tirar dúvidas ou revisar assuntos sobre os quais o concorrente ainda não se sente totalmente à vontade.

PUBLICIDADE

Na matéria desta quarta-feira (6), a Tribuna traz os conteúdos mais prováveis de serem cobrados nas provas do módulo III, destinado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio (ver quadro). Segundo os professores convidados pela Tribuna, os conteúdos citados são aqueles que apareceram em diversas edições do Pism, seja nas questões objetivas ou discursivas. Além das questões objetivas das disciplinas obrigatórias, os concorrentes também responderão a questões discursivas, cujas disciplinas dependem da área de atuação da vaga pretendida pelo estudante. Na edição de quinta-feira (7), a Tribuna divulgará os temas cobrados nos módulos I e II.

 

Atenção às dicas dos professores

Segundo a professora de Física do Granbery, Suelen Bonoto, justamente por prezar pelo conteúdo do Ensino Médio, as provas do Pism costumam exigir conhecimentos de fórmulas nas disciplinas da área de Ciências Exatas. Ela orienta os concorrentes a ficarem atentos à interpretação e aos enunciados. “O estudante precisa de fórmulas para resolver as questões. Apesar de em alguns casos, como em questões sobre Física Moderna, aparecerem fórmulas no enunciado, em outros conteúdos é preciso estar com elas memorizadas para não ficar travado na resolução das questões. Outra dica é observar as unidades dos dados colocados nos problemas, pois eles podem ajudar o concorrente a decidir qual fórmula deve ser utilizada.”

A professora de Literatura do Colégio Equipe, Tatiana Lanini, também dá uma dica valiosa. “O edital da UFJF orienta alguns autores e movimentos artísticos para um roteiro de estudos. Porém, o candidato não deve se ater apenas às sugestões ali contidas, pois ele não pode deixar de lado, na elaboração da linguagem poética, uma boa interpretação e um bom domínio do texto literário, o que se alcança através de uma vasta leitura e identificação dos sentidos que se geram a partir das estratégias figurativas.” Por isso, o ideal é tentar focar também na interpretação e atentar para os contextos dos textos inseridos nas provas de Literatura.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.