Sem fazer alarde


Por RAPHAEL PANARO - AUTO PRESS

06/11/2014 às 07h00- Atualizada 07/11/2014 às 09h27

Com motor 1.8 16V, preço inicial é de R$ 51.690, mas,  com opcionais, pode chegar a R$ 65 mil

Com motor 1.8 16V, preço inicial é de R$ 51.690, mas, com opcionais, pode chegar a R$ 65 mil

PUBLICIDADE

O Fiat Punto caminha na linha da diversidade. As versões Attractive e Essence – campeãs de venda ­- são conservadoras visualmente e trazem sob o capô motores “discretos”, como o 1.4 e o 1.6. Já as configurações BlackMotion e T-Jet exaltam a esportividade do hatch. A primeira tem o propulsor 1.8, mas a “roupagem” é igual à “top” turbinada T-Jet, a verdadeiramente esportiva, com 152cv. No meio disso tudo, está a Sporting, que responde apenas por 5% do mix de vendas da gama – percentual semelhante à T-Jet. Mas ela traz um equilíbrio: não é tão espalhafatosa esteticamente, mas vem acompanhada do motor 1.8 16V.

O Punto não vive seus melhores dias. O modelo chegou a emplacar em 2012 – seu melhor ano de vendas – mais de 3.500 unidades por mês. Mas o segmento evoluiu. Peugeot 208, Citroën C3 e Ford Fiesta se renovaram completamente e diminuíram o “gap” para o modelo da Fiat. Hoje, na “onda” de queda geral do mercado brasileiro de automóveis, o Punto vende pouco mais de dois mil carros mensalmente – menos que os 2.400 do C3 e quase empatado com o 208, que tem média de 1.900.

Umas das justificativas para receber o nome Sporting está debaixo do capô. A configuração é uma das que recebe o motor 1.8 litro. O conhecido propulsor da família E.torQ produz 130cv quando abastecido com gasolina e chega a potência máxima de 132cv com etanol – tudo a 5.250 rpm. Já o torque fica em 18,4kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol – sempre a 4.500rpm. Ele vem sempre associado à transmissão manual de cinco relações. O outro motivo seria o visual – embora a versão não tenha um apelo de design tão forte quanto as configurações acima. Traz pequenas diferenças para a de entrada Attractive e a Essence. Uma delas é a roda de liga de leve de 16 polegadas, que ganhou um novo desenho na linha 2015. A Fiat ainda inseriu pequenas saias laterais para não deixar o carro totalmente “órfão” de apetrechos estéticos.

No quesito tecnologia, o Punto Sporting traz itens de série interessantes, como rádio CD/MP3 com entrada USB, volante em couro multifuncional, sensor de estacionamento e vidros elétricos traseiros. O preço inicial é de R$ 51.690. Requintes extras como câmbio automatizado, ar digital, retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular e de chuva, o sistema multimídia Blue&Me – que traz, entre outros, Bluetooth e comandos de voz -, teto solar elétrico Skydome e airbags laterais e de cortina estão disponíveis. Mas podem fazer a conta do hatch ultrapassar os R$ 65 mil.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.