Drones vão ajudar trabalho da polícia


Por Bárbara Riolino, Repórter

06/09/2016 às 20h14- Atualizada 11/12/2017 às 09h51

(Foto: Marcelo Ribeiro)

O 4º Departamento de Polícia Civil apresentou nesta terça-feira (6), em coletiva de imprensa, dois novos equipamentos que vão integrar o projeto de monitoramento aéreo do órgão, auxiliando nos trabalhos de perícia e investigação das regionais de Juiz de Fora, Muriaé, Ubá e Leopoldina, abrangendo 86 municípios. Dentro de um mês, dois drones modelo Phantom 4 começam a operar na região como reforço às atividades. Eles foram adquiridos a partir de uma parceria inédita firmada com o Poder Judiciário, concretizada junto à Vara de Execuções Penais de Juiz de Fora, que concedeu R$ 44 mil para custear o investimento. O recurso é proveniente de multas e penas de prestação pecuniária.

PUBLICIDADE

Segundo o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Eurico da Cunha Neto, os equipamentos chegaram à cidade na última segunda-feira, quando foi iniciado o curso de preparação dos policiais designados para operá-los, ministrado por profissionais de uma empresa de São Paulo especializada no manuseio de drones. A expectativa é que a capacitação seja finalizada no final do mês e vai abranger, no início, seis policiais.

“Entre as funções tecnológicas estão os sensores de impacto, o sistema de volta para o ponto inicial e o reconhecimento dos alvos, inclusive de face. São equipamentos modernos, com GPS e câmera potente para filmagem e fotografia”, explicou. Os drones têm capacidade para voar a uma altura de até 500 metros e se deslocar por até cinco quilômetros do seu ponto original. A navegação acontece a partir de um celular ou tablet, que são acoplados ao controle do aparelho. Eurico garantiu que eles fazem o menor ruído possível, o que traz mais segurança às operações.

A delegada regional de Juiz de Fora, Patrícia Ribeiro, ressaltou que o uso dos drones vem para qualificar o serviço já realizado pela Polícia Civil. “No que tange as operações, eles podem ser usados de forma preventiva para mapear áreas de difícil acesso, que, normalmente, é onde trabalhamos. Também serão usados durante as ações para identificar rotas de fuga e indivíduos em fuga”. Patrícia destacou que os drones ainda terão função em perícias ambientais e de acidentes envolvendo veículos.

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=MUgfZ_Hx2lo&feature=youtu.be”]

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.