Gastrô + 06-05-17


Por Júlia Pessôa

06/05/2017 às 07h00

Mamma Mia!

Aprenda a fazer sopa tradicional italiana, receita de família para esquentar os dias frios

 

PUBLICIDADE
porçao-de-MINESTRONE
Minestrone leva vegetais variados cozidos por duas horas. Foto: Divulgação

Não tem jeito. Quando os termômetros baixam, a gente vai logo pensando em um vinhozinho, um cafezinho, uma sopinha… Neste espírito, que tal aprender um clássico da gastronomia de nonna italiana, o minestrone, sopa feita com ingredientes simples e baratos: legumes, verduras e ervas aromáticas como o manjericão? A receita integra o livro “Emoções na cozinha”, da chef Angela Mela, que reúne preparos tradicionais da culinária familiar do país e foi lançado pela Disal Editora.

Emoções

Para ela, o prato, além de representar bem a cultura gastronômica italiana, tem um enorme valor afetivo. “Meus avós paternos eram da região da Liguria, norte da Itália. Nessa região, até hoje, comer um bom minestrone é sinônimo de família e união. O da minha avó Emilia era especial. Além de ela ser uma excelente cozinheira, punha sempre muito carinho e amor em todas as preparações culinárias.”

Segundo a chef, existem milhares de preparos do prato, popular em todas as regiões da Itália (talvez por isso mesmo, ganhe contornos de diferentes lugares). “Pode-se dizer que cada pessoa tem a própria receita com seus segredinhos. A minha é uma mistura de segredos da minha avó Emilia, da minha mãe, Dora, e dos meus. “Ela alerta que a escolha dos ingredientes e o cozimento lento são processos essenciais para o sucesso do prato. “Os legumes e as verduras devem ser sempre frescos. O cozimento deve ser em chama baixa por duas horas, porque, devagarzinho, todos os sucos dos ingredientes se misturam entre eles, alcançando uma textura macia e saborosa”, orienta a chef.

Confira a receita e espante os dias frios na companhia dos amigos ou da família (outra dica é que como não leva carne, o prato não exclui os vegetarianos!).

Minestrone

Ingredientes
• 300g de feijões tipo
borlotti (deixar de molho
por 12 horas)
• 1 couve-flor pequena
• 4 tomates pequenos
maduros
• 2 abobrinhas
• 100g de abóbora
• 100g de vagens
• 100g de ervilhas
• 3 batatas
• 100g de acelga
• 1 cebola branca
• 1 cenoura
• 1 talo de salsão
• 50g de folhas de
manjericão
• 3 colheres (sopa)
de azeite
• Sal e pimenta a gosto
Preparo

Limpar, lavar e cortar em cubinhos todas as verduras, a cebola, a cenoura e o salsão. Lavar com cuidado os demais vegetais e escorrer. Colocar no liquidificador as folhas de manjericão, uma colher (sopa) de azeite, um pouco de água morna e bater até obter um creme.

Em uma panela grande, despejar o azeite, acrescentar a cebola, a cenoura, o salsão e refogar por 3 minutos. Juntar os vegetais na panela. Mexer bem e, em seguida, juntar o creme de manjericão. Cobrir com 4 copos de água fria e deixar cozinhar em fogo baixo por duas horas.

O conteúdo continua após o anúncio

Desligar o fogo e deixar o minestrone descansar por quatro horas. Antes de servir, esquentar e acrescentar o sal e a pimenta. Por último, derramar um fio de azeite de oliva extra virgem. Servir quente ou morno acompanhado de pedacinhos de pão torrado.

• tira-gosto

Ainda dá tempo de tomar a saideira e se deliciar com os pratos da 7ª edição do Comida di Buteco. A votação dos pratos especialmente desenvolvidos para a disputa vai até domingo (7). A divulgação do resultado acontece no dia 16 de maio, no evento “Saideira”, que será realizado no Independência Trade Hotel. Neste ano, pela primeira vez, 20 bares participam da disputa, que também seleciona o bar que concorrerá ao título nacional com estabelecimentos eleitos em outras cidades. Quem já se esbaldou nos botequins já pôde atestar a criatividade das receitas deste ano, que deveriam ser preparadas com o ingrediente-tema: os cereais. Aveia, milho, quinoa e até whisky se juntaram a carnes, peixes e acompanhamentos diversos em criações que mostram a força da gastronomia de boteco. Além do sabor do tira-gosto, os clientes devem avaliar também o atendimento, a higiene e a temperatura da bebida. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 20 cidades, que têm 50% de peso de voto popular e 50% de votação de jurados. Confira todas as opções no site da Tribuna (www.tribunademinas.com.br)

Torta de panela

Praticidade é o sobrenome da receita desta semana no “Tribuna põe a mesa”. Gibra ensina a preparar uma torta de panela que fica pronta em poucos minutos. A massa é bem parecida com a de panqueca, e o recheio você escolhe. Veja em www.tribunademinas.com.br.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.