Novo secretário quer regularizar medicamentos


Por Bárbara Riolino

06/04/2015 às 10h55- Atualizada 07/04/2015 às 08h05

O novo titular da Secretaria de Saúde, o médico Adilson Stolet, tomou posse ontem no cargo e, logo depois, visitou alguns setores do Hospital de Pronto Socorro (HPS). Stolet assegurou que a situação dos medicamentos será regularizada em breve, pois, em sua visão, configura-se como um problema de logística. Além do novo secretário, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) anunciou mudanças na pasta, como a nomeação de dois novos subsecretários e o início dos trabalhos de análise e diagnóstico da saúde no município.

PUBLICIDADE

“Quero colocar toda a minha experiência enquanto gestor e médico. Meu estilo de administração é o de resultados, ou seja, irei a campo para acompanhar de perto a rotina nas unidades de saúde e resolver os problemas que temos”, destacou Stolet, acrescentando que os resultados esperados vão acontecer, sobretudo quanto à questão da distribuição dos remédios fornecidos às Unidades de atenção primária e ao Setor de Urgência e emergência.

Bruno Siqueira, por sua vez, ressaltou a experiência do atual secretário na gestão em saúde, tanto na iniciativa pública como na privada, bem como a interlocução junto o Governo do estado, que poderão contribuir para a viabilização de recursos. “Temos muitos desafios a enfrentar em 2015, mas a questão dos medicamentos é a principal. Esta área é a especialidade do novo secretário. Vamos focar bastante nos medicamentos e fazer o máximo para superar este problema.” O prefeito informou, ainda, que 97% dos itens faltosos já foram comprados pela PJF, e a entrega dos mesmos é aguardada.

O cargo de secretário de Saúde era ocupado interinamente pela secretária de Planejamento e Gestão, Elizabeth Jucá, e, anteriormente, pelo também médico José Laerte. Stolet foi secretário de Atenção à Saúde quando Itamar Franco foi governador do estado e, até 2008, foi diretor do Programa de Farmácia Popular do Brasil. Stolet é formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Subsecretarias
Entre as mudanças anunciadas para a secretaria, Bruno Siqueira apresentou os novos gestores das subsecretarias de Regulação e Vigilância em Saúde. Assumem, respectivamente, Victor Rodrigues, que ocupava cargo de diretor-presidente do Plano de Atenção à Saúde do Servidor, e Rodrigo Almeida, que coordenou o Programa DST/Aids. “É importante fazer modificações e já fizemos em outras secretarias. Especificamente na Secretaria de Saúde, elas aconteceram para dar mais dinamismo e melhorando o atendimento como um todo. O que se espera são resultados, e, se não vierem, faremos outras modificações”, disse.

Bruno ainda ressaltou que, embora não tenha sido pré-determinado, haverá um prazo para que o trabalho do novo secretário seja implementado e assimilado pelos servidores. “A partir deste diagnóstico, faremos outras alterações”, ressaltou, acrescentando que, ainda nesta semana, Stolet vai nomear o novo secretário adjunto.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.