Estudantes fecham estacionamento da UFJF
Atualizada às 16h51
Em forma de protesto ao imbróglio envolvendo o resultado do Apoio Estudantil, estudantes da UFJF fecharam nesta quinta-feira (5) o estacionamento da reitoria da instituição, liberando somente 30% do local para acesso de veículos. A interdição do local levou motoristas a estacionarem os carros dentro da ciclovia. Segundo a UFJF, a Diretoria de Segurança do campus está anotando as placas de todos os veículos estacionados. Como o órgão não possui competência para emitir multas, irá encaminhar todas as placas para a Settra para que as providências sejam tomadas.
Os estudantes questionam o grande número de indeferimentos e alegam descaso da universidade em relação ao problema. O percentual de estacionamento permitido faz alusão aos 30% de bolsas deferidas. Membros no movimento “Ocupa UFJF” também participam do ato, iniciado às 6h.
[Relaciondas_post]
Pleiteantes às bolsas que tiveram o pedido indeferido têm até esta quinta (5) para entrar com o recurso. De acordo com a estudante do curso de arquitetura e urbanismo Sara Pimenta, 23 anos, o temor é de que o resultado final não saia no fim de novembro, como garantiu a Pró-Reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (Proae). “Se desde março a novela vem se arrastando, como eles conseguirão analisar toda a papelada em tão pouco tempo?”, questiona. “Até que os pedidos indeferidos sejam revistos, os alunos seguem sem a bolsa e sem o almoço no RU (Restaurante Universitário), o que é um dificultador”, completa.
Na tarde desta quarta, a Proae informou que ouviu diversas demandas dos alunos em relação ao resultado do edital, e tem tomado providências para atendê-las, dentro das possibilidades do processo seletivo. Uma das providências tomadas foi a liberado das refeições no RU, até a divulgação do resultado dos pedidos de recursos. “O selo da carteirinha continua, portanto, válido”, informou o texto enviado à imprensa.
A Pró-Reitoria também manifestou interesse em estender o prazo para a entrega dos recursos, e a decisão foi discutida pelos estudantes em assembleia no fim da tarde desta quarta. Como o ampliação do prazo acarretaria no adiamento da folha de pagamento das bolsas, os estudantes não chegaram a um acordo.
Pela manhã, durante o período em que a Tribuna esteve no local, um motociclista furou o bloqueio, causando um pequeno tumulto. A situação, no entanto, foi resolvida através do diálogo entre as partes. Segundo os estudantes, motoristas estão recebendo orientações sobre outros pontos de estacionamento no campus.
A UFJF afirma respeitar a manifestação dos estudantes e manter sempre o canal de diálogo aberto.