Barragem se rompe em distrito de Mariana


Por Agência Brasil

05/11/2015 às 19h35- Atualizada 06/11/2015 às 08h59

Brasília – Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu na tarde desta quinta  (5), no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23km de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração. Segundo a Prefeitura de Mariana, equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal se dirigiram para o local.

PUBLICIDADE

Conforme a Guarda Municipal, todo o distrito ficou alagado. Segundo a Guarda Municipal, unidades de saúde em Mariana devem receber os feridos. A Samarco pediu para que os moradores de Bento Rodrigues evacuem o local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro. De acordo com a Prefeitura, a situação no local é muito grave e há riscos de desmoronamentos. Várias casas foram alagadas.

Em nota, a Samarco informou que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão. “Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas”, diz a nota. “A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência ”, acrescenta a nota.

Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, a barragem se rompeu por volta das 16h20. A Prefeitura  disse que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município encontra-se à disposição da cidade vizinha para auxiliar no atendimento aos possíveis feridos. A nota informa ainda que a Defesa Civil de Ouro Preto também montou uma base de apoio, localizada no Centro de Convenções de Mariana, para auxiliar nas buscas. Barragens como a que se rompeu em Minas são feitas para de reter os resíduos sólidos e água dos processos de mineração. O rejeito é material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente.

Douglas Couto, assessor da prefeitura, disse que as equipes de resgate estão em Bento Rodrigues, próximo ao local do acidente. “As famílias ainda estão no local. Elas vão ser trazidas para quadra de esportes de Mariana. As famílias perderam tudo. A lama tomou conta até da torre da igreja”, afirmou.

A prefeitura de Mariana pediu a colaboração da população no sentido doar principalmente Itens como roupas, colchões, água mineral e produtos de higiene pessoal são os mais importantes. Moradores vizinhos a Mariana também se mobilizam para arrecadar donativos.

De acordo com o capitão Thiago Miranda, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, há uma morte confirmada até o momento. Trata-se de um homem que teve um problema cardíaco ao ver o desastre e faleceu. Segundo Miranda, o número confirmado de desaparecidos, até o momento, é de 16 pessoas.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.