Evento em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos apresenta área nova em Juiz de Fora
No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. No HU-UFJF, a data será celebrada no dia 7 de outubro (sexta-feira), com realização do Primeiro Seminário em Comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, cujo tema é “Viver e morrer com dor: não precisa ser assim”.
A programação inclui a apresentação da medicina paliativa aos estudantes e profissionais presentes. Também será tratado o tema dor como quinto sinal vital (juntamente com os outros quatro: pressão, frequência cardíaca, temperatura e frequência respiratória), além de palestras relacionadas.
A medicina paliativa é reconhecida como área de atuação médica desde 2011 pelo Conselho Federal de Medicina e diz respeito á atuação do médico dentro do contexto de filosofia do cuidado. O especialista em cuidados paliativos trata do paciente e não mais de sua doença. O objetivo é olhar as necessidades e sintomas não só do ponto de vista físico, mas também do ponto de vista emocional, social e espiritual. Estende, ainda, o olhar sobre a família e o cuidador durante o tratamento.
O tratamento não exclui o cuidado e/ou tratamento que modifica a evolução da doença. Ele surge no momento em que a doença se apresenta incurável e trabalha de forma multiprofissional em busca de melhor qualidade de vida, tentando amenizar ao máximo o sofrimento do paciente.
No Brasil esse conceito ainda é recente. A Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos foi criada em 1997. Existem apenas 300 leitos disponíveis para cuidados paliativos no país, segundo o órgão. Em Juiz de Fora, o HU-UFJF é pioneiro nessa área e ainda o único que conta com um profissional especializado em medicina paliativa.
O Seminário será realizado no dia 7 de outubro, das 8h às 12h, no Auditório Professor Gilson Salomão, no HU-UFJF – Unidade Santa Catarina. As inscrições já foram abertas e devem ser feitas através do site www.cuidadopaliativojf.com. As vagas são limitadas.