Juiz de Fora amplia vacinação contra gripe para toda a população


Por Julia Campos

05/06/2017 às 12h55

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora confirmou que, a partir desta segunda-feira (5), a vacina contra a gripe está disponível para toda a população e não apenas para grupos prioritários. A campanha acontece até a próxima sexta-feira ou enquanto houver estoque de vacina, em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e no PAM Marechal. A Secretaria de Saúde ainda não informou a quantidade de doses disponíveis no município. Apesar da ampliação da campanha, uma leitora entrou em contato com a Tribuna e afirmou que não conseguiu se vacinar na Uaps do Bairro Jóquei Clube na manhã desta segunda. Os funcionários do posto de saúde disseram desconhecer a informação de que a vacina estaria disponível para toda a população. Após insistir e entrar em contato com a imprensa, a leitora foi vacinada.

Já a Secretaria de Estado da Saúde recomenda que somente as pessoas definidas como público-alvo da campanha compareçam às unidades de saúde para receber a vacina contra a gripe até o dia 9 de junho. O estado de Minas Gerais tem mais de 20 milhões de habitantes e, portanto, uma eventual ampliação de públicos depende do envio de quantitativos extras. No momento, o Estado dispõe de cerca de 1,6 milhões de doses. Com a ampliação da oferta da vacina da influenza não será possível atender toda a população mineira, conforme a assessoria da pasta estadual.

PUBLICIDADE

Conforme o Ministério da Saúde, a meta inicial era de vacinar 90% do público-alvo em todo o país, mas, até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu o índice, que inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais; e professores.

O ministério alerta sobre a importância do público-alvo ainda se imunizar para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos e ressaltou que a ampliação do público nesta última semana da campanha ocorrerá porque ainda há doses disponíveis. O Amapá é o único estado que atingiu a meta até este momento, com 95,6% do público-alvo vacinado.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde desde o dia 17 de abril protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Segundo a pasta, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

De acordo com o ministério, é fundamental que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas durante o inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.