MEC abre inscrições para o Enem nesta segunda-feira


Por Guilherme Arêas

05/05/2017 às 19h12

Os interessados em participar da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever a partir das 10h desta segunda-feira (8), por meio da página http://enem.inep.gov.br/participante/. Os estudantes terão dez dias para efetuar o cadastro, que segue aberto até as 23h59 do dia 19 de maio. O Ministério da Educação (MEC) orienta as pessoas a estar com todos os documentos em mãos, como CPF e Carteira de Identidade, para evitar problemas e para que o candidato possa poupar tempo.

Ao final da inscrição, o interessado pode solicitar a carência da taxa de R$ 82. Nesse caso, além de quem solicita o benefício, está isento automaticamente o estudante que conclui o ensino médio em escola pública. O prazo para o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil é o dia 24 de maio.

PUBLICIDADE

 

Mudanças

Baseado em consulta pública feita no início desse ano, o MEC fez alterações no exame. A primeira é nos dias de aplicação da prova. Ela deixa de ser aplicada em um final de semana e passa a ser feita em dois domingos consecutivos, dos dias 5 e 12 de novembro. As provas, a partir da edição 2017, passam a ser personalizadas com nome e número de inscrição dos participantes, com o intuito de evitar fraudes. Além disso, os gabaritos deverão vir encartados nos cadernos de prova.

Os candidatos inscritos no CadÚnico podem declarar carência. Também a partir deste ano o Enem não poderá mais ser utilizado para garantir a certificação de conclusão do ensino médio por maiores de 18 anos. Fica também destacado que os treineiros não poderão usar a nota para garantir uma vaga no ensino superior. Por fim, a divulgação das notas será feita apenas individualmente e não mais por escola. O resultado final da prova deve ser divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.