Cesama alerta sobre fraude dos bloqueadores de ar
Muitos usuários estão entrando em contato com a Cesama a fim de tirar dúvidas a respeito de um bloqueador de ar que está sendo vendido a domicílio com a promessa de que o aparelho tira totalmente o ar presente nas caixas, contribuindo para a redução do valor total da conta de água. No entanto, o bloqueador – que está sendo vendido por uma empresa que não teve nome divulgado – funciona como uma válvula de retenção, ou seja, diminuiu consideravelmente a pressão da água. Dessa forma, a instalação, além de ser ilícita, pode prejudicar os serviços de distribuição de água oferecidos pela companhia, já que, segundo o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello Do Amaral, “o aparelho pode, eventualmente, impedir que a água chegue até o reservatório do imóvel, pois reduz a pressão na tubulação”.
Além disso, a percepção do usuário de que a conta diminuiu tem relação com a perda de carga na pressão que é entregue ao consumidor. Ou seja, a oferta de água diminui, com isso ele consequentemente gastará menos pois sairá pouca água das torneiras. Porém, em relação a qualquer diminuição de ar, como é informado na embalagem do produto, os estudos em laboratório e bancadas de testes da Cesama comprovam que, tecnicamente, é impossível que o dispositivo elimine ar por sua própria característica construtiva. Além disso, já existem pesquisas da UFJF sobre aparelhos como esse comprovando a ineficácia.
De acordo com Marcelo, quando é necessário fazer uma eventual manutenção, a presença do ar na rede é uma condição que é levada em consideração pela companhia. Todo sistema de rede da Cesama possuiu um dispositivo para expulsar esse ar no momento do preenchimento, dessa forma, a entrada e saída de ar se anulam.
A intervenção na caixa padrão é proibida pela Cesama, pode afetar o hidrômetro, o registro e até mesmo causar a contaminação da água, principalmente quando o processo de instalação dos bloqueadores é feito no interior da caixa. Além disso, pode impedir que a água chegue à caixa d’àgua superior da casa. Conforme Marcelo, já tiveram casos de usuários reclamando de falta de água e o motivo era o bloqueador de ar; a pressão ficou tão baixa e incapacitou que a água chegasse à caixa mais alta.
Sedecon vai analisar o caso
Segundo o coordenador do Sedecon, Nilson Ferreira Neto, o aparelho não possui selo do Inmetro e não cumpre o anunciado conforme a embalagem. “Identificamos uma suposta propaganda enganosa, pois não existe nenhum resultado confirmado de redução no consumo de água, além de nenhuma empresa atestar a eficiência do dispositivo”, disse. O coordenador ficou com uma cópia da embalagem do produto para tomar as providências cabíveis. “Iremos encaminhar um ofício ao Ministério Público para averiguação. Nossa preocupação é com relação às informações que constam na embalagem, pois podem não ser condizentes com o real desempenho do aparelho, lesando o consumidor”, explicou Nilson, por meio da assessoria.
A Cesama recomenda aos usuários que, por desconhecimento, tenham feito a instalação de bloqueadores de ar a entrar em contato com a companhia, até o dia 10 de junho, para retirada do equipamento sem punições. Após este prazo, serão aplicadas multas por infração. O endereço para que seja feito o pedido de retirada é na Agência de Atendimento da Cesama, que fica na Avenida Getúlio Vargas 1.001, Centro.