‘Biquinaço do Praia’ colore o Centro de Juiz de Fora

Intervenção artística aconteceu de forma independente, sem atritos e sem a participação da Prefeitura


Por Mariana Floriano

05/03/2022 às 15h52- Atualizada 05/03/2022 às 16h11

praia
Sem atritos, artistas voltaram a ocupar o Parque Halfeld em frente ao Paço Municipal (Foto: Debora Agostini/Divulgação)

Mais uma vez o clima de praia tomou conta do Parque Halfeld. Neste sábado (5), dezenas de pessoas se reuniram para realizar um “biquinaço” no Centro da cidade. O movimento foi organizado pelo grupo Mercúrio Líquido como uma resposta às reações contrárias que tomaram conta da internet após a primeira intervenção artística no início de fevereiro.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou nota na sexta-feira (4) afirmando que a atividade “Biquinaço do Praia” não faz parte do edital Pau-Brasil, do Programa Murilo Mendes, portanto não recebe aporte de dinheiro público. “A manifestação pelo livre viver da arte a ser realizada pelo Coletivo de Artistas é uma atividade independente sem a participação da Funalfa”, afirmou a pasta.
Em contato com a Tribuna, a diretora do coletivo, Letícia Nabuco, afirmou que o “biquinaço” é uma resposta ao cancelamento da intervenção artística que estava planejada para o dia 12 de fevereiro. Na ocasião, a PJF adiou a apresentação devido aos “riscos elevados de turbulência social com ameaças à integridade física dos artistas e demais pessoas nas ruas de Juiz de Fora”. Letícia afirma que o coletivo, em acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC), optou por não realizar uma nova sessão do projeto “Praia” e seguir de maneira independente a partir de agora.

2022-praia-202022-praia-122022-praia-82022-praia-112022-praia-42022-praia-162022-praia-102022-praia-15
<
>

O “biquinaço”, portanto, é uma ação desvinculada da Prefeitura e que será realizada, de acordo com Letícia, “quantas vezes for possível”. “Acho que ficou muito claro hoje (sábado) que esse era um movimento muito desejado pela cidade, tivemos muita aceitação, muito reconhecimento e empolgação do público. Isso mostra pra gente o quanto o trabalho é importante para a cidade. Estamos só começando.”
A concentração dos participantes ocorreu a partir das 10h30 deste sábado em frente ao Diversão e Arte, na Rua Halfeld, e de lá seguiu até o Paço Municipal, mesmo lugar onde a apresentação do “Praia” foi realizada em fevereiro. De acordo com Letícia, o clima de hostilidade temido pela Prefeitura não esteve presente durante o movimento. “Embora existissem reclamações desde quando começamos a divulgar o ‘biquinaço’, a gente não viu um clima de agressividade na internet. Até porque agora a gente não está mais com o dinheiro público e a pauta da moralidade, que ficava escondida atrás da questão do dinheiro público, teve que aparecer. Mas lá na hora, qualquer pessoa que acompanhou e era contra foi bem discreta, o clima era de uma grande celebração coletiva.”

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.