Encontro debate uso seguro e ético da internet

Atores privados e públicos de mais de cem países participam do dia


Por Tribuna

05/02/2018 às 19h03- Atualizada 05/02/2018 às 19h17

“Crie, conecte e compartilhe respeito”. Essa é a proposta do Dia da Internet Segura 2018, lembrado em todo o país na terça-feira (6). A data é destinada a conscientizar a população para o uso seguro, ético e responsável das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, conforme destaca o site da SaferNet Brasil, associação civil voltada a promoção e defesa dos direitos humanos na internet e responsável pela data no país. Atores privados e públicos de mais de cem países participam do dia.

Diante da importância do tema, o Centro Universitário Estácio Juiz de Fora realizará a mesa redonda “Internet Segura”, composta por professores dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Psicologia e Rede de Computadores. Em pauta, aspectos tecnológicos, legais e psicológicos relacionados ao tema.

PUBLICIDADE

O evento é gratuito, aberto ao público e tem início às 19h. De acordo com o professor da disciplina Fundamentos de Segurança da Informação no Centro Universitário Juiz de Fora, Douglas Machado, ter uma data para discutir o assunto é fundamental. “Com a internet cada vez mais popular, principalmente entre as crianças e os jovens, acabamos vendo muitos casos de ameaças de publicação de fotos íntimas, ameaças de violência sexual e cyberbullying. Ter um dia em que as pessoas possam refletir sobre esse problema é muito importante.”

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.