Forças Armadas saem às ruas contra o Aedes
No próximo sábado (13), após o carnaval, militares das Forças Armadas saem às ruas em campanha contra o Aedes aegypti, vetor da dengue, do zika vírus, da febre chikungunya e da febre amarela. O chamado Dia Nacional de Esclarecimento foi criado com o objetivo de realizar um aprofundamento no nível de conscientização quanto à gravidade da epidemia e no grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito. Em Juiz de Fora, serão mobilizados cerca de 1.600 militares e 80 viaturas da 4ª Brigada de Infantaria de Montanha. A ação irá abranger 356 municípios.
Essa é a segunda etapa de um esforço que o Exército Brasileiro vem realizado. Na primeira fase, os militares realizaram manutenção e limpeza nas Organizações Militares e em suas áreas de responsabilidade, com a finalidade de eliminar focos do vetor. Após o Dia Nacional de Esclarecimento, será realizado o Mutirão de Erradicação de Focos de Proliferação do Mosquito e Descontaminação. Essa terceira etapa ocorrerá entre os dias 15 e 19 deste mês. Por último, haverá a Campanha de Divulgação em Escolas, ainda sem data marcada.
Conforme o chefe da Seção de Comunicação Social, major Alexandre Nepomuceno, os cerca de 1.600 homens atuarão, no dia 13, com distribuição de panfletos e orientando a população. O major reforçou que a Brigada continua disponibilizando 70 militares mensalmente para atuarem em conjunto com a Secretaria de Saúde do município. “Eles são treinados e entram em ação. Vão às residências, juntamente com os agentes, e atuam na aplicação de larvicida.” O efetivo é trocado a cada mês, quando novos 70 soldados são treinados para a função. Esse fluxo está programado para ocorrer até abril, quando uma reunião será realizada para decidir os novos rumos da ação.
Palestra
A Unimed irá promover palestra para esclarecer sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. O evento será realizado no próximo dia 16, às 19h30, na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia, sendo exclusivo para médicos, residentes, acadêmicos e profissionais da saúde. A palestra, que é gratuita, será ministrada pelo infectologista Guilherme Cortes, e faz parte do Encontro de Atualização em Clínica Médica. O objetivo é orientar os profissionais sobre as diferenças entre as moléstias e os cuidados que devem ser realizados em relação aos pacientes infectados por cada uma das doenças. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (32) 3249-5547 ou pelo e-mail:ceduc@unimedjf.coop.br.