PJF assume manutenção da iluminação pública


Por Tribuna

05/01/2015 às 16h56- Atualizada 06/01/2015 às 15h38

Atualizada às 19h40

Prefeito deu as explicações durante entrevista coletiva, nesta segunda
Prefeito deu as explicações durante entrevista coletiva, nesta segunda

Solicitações relacionadas à manutenção da iluminação pública, como trocas de lâmpadas queimadas ou aquelas acesas durante o dia, deverão ser atendidas em até 48 horas. Esta é a promessa da Prefeitura que, a partir deste mês, é a responsável pelo serviço na cidade, antes a cargo da Cemig. A mudança de responsabilidade atende a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que entrou em vigor no início deste ano, e determina a municipalização deste setor em todo o país. Na cidade, este trabalho será feito pela Selt Engenharia, de Belo Horizonte, contratada pela Prefeitura por 30 meses por meio de licitação pública, realizada no fim de 2013. Para garantir mais agilidade ao atendimento, que antes ocorria em um prazo de sete dias úteis, o Município também inicia este mês a operação de um telefone para atender a este tipo de demanda, o 0800-032-1539. A expectativa é que as 48 horas corridas – o que inclui sábados, domingos e feriados – comece a ser respeitada até o fim deste mês.

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Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (5), o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) esclareceu que o novo serviço, intitulado “JF + Luz”, será custeado pela taxa de iluminação pública, já cobrada nas contas de energia elétrica dos moradores. A diferença é que este valor será depositado pela companhia em uma conta bancária do Município. “Para agilizar ainda mais o processo, também solicitamos à Cemig que nos permita numerar todos os cerca de 40 mil postes de Juiz de Fora. Desta forma, o cidadão, ao registrar o pedido na central de atendimento, deverá apenas informar o nome da rua e o número do poste. Ainda estamos aguardando esta liberação.”

Perguntado sobre como será possível reduzir o tempo de atendimento, o chefe do Executivo esclareceu que isso será feito porque toda a demanda estará concentrada na cidade, e não em Belo Horizonte, como era antes. “Depois da resolução, a Cemig não investiu mais neste tipo de serviço, porque sabia que seria desobrigada em breve. Também é importante ressaltar que, em caso do descumprimento das 48 horas, a empresa será multada, como já previsto em contrato.” Segundo o diretor da divisão de Energia e Eletrificação da Empav, Wilson Ferrareze, o valor da multa varia, e depende da localização e do tipo de ponto de iluminação pública. De acordo com Ferrareze, a expectativa inicial é que cheguem ao 0800 cerca de 50 solicitações diárias, sendo que a demanda pode aumentar nos meses de chuvas.

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