Policiais militares já estão nas ruas para Operação Natalina

Todo o efetivo da corporação foi empenhado na segurança das áreas comerciais


Por Tribuna

04/12/2017 às 17h42- Atualizada 04/12/2017 às 17h44

(Foto: Leonardo Costa)

A Polícia Militar dispôs todo seu efetivo para aumentar a segurança nas ruas de Juiz de Fora em função do período de festas de fim de ano. Militares do setor de administração, da banda de música e até aqueles que participam de cursos estão sendo usados, com foco no patrulhamento a pé, para manter a tranquilidade dos consumidores na hora da compra de presentes. O número do efetivo não foi divulgado. A ação abrange todo o município, sempre priorizando as áreas de concentração comercial, como a região central e os bairros São Pedro (Cidade Alta), São Mateus (Zona Sul), Manoel Honório (Zona Leste) e Benfica (Zona Norte).

Apesar de a operação já estar sendo realizada, ela será lançada oficialmente no próximo sábado (9), às 10h, na Praça Doutor João Penido (Estação). A iniciativa acontece até o dia 2 de janeiro, quando a PM inicia a operação Férias Seguras, mantendo o mesmo número de militares nas ruas. O objetivo é assegurar que os consumidores tenham segurança para a compra de presentes e também promover a prevenção contra arrombamentos a residências, uma vez que muitas pessoas deixam suas casas para viajar. Serão desenvolvidas atividades pautadas no princípio da antecipação e mapeamento das zonas quentes de criminalidade, sendo esta uma das principais estratégias para impedir a perturbação da ordem pública.

PUBLICIDADE

Ao longo desse período, a PM também irá disponibilizar dicas de prevenção. Aos consumidores, a sugestão é sempre ficar atento à carteira e à bolsa, evitar aglomerações de pessoas, antecipar as compras em dias e horários de menor movimento, ficar atento aos esbarrões, identificar as crianças ao sair de casa e sempre mantê-las à vista. Ao sair para as compras, o ideal é separar o dinheiro em pequenas despesas, e deve-se evitar ficar com as duas mãos ocupadas.

Já no caso dos comerciantes, a orientação é elaborar projetos de segurança com comerciantes vizinhos, para que possam fazer a vigilância mútua, instalação de travas e fechaduras de qualidade, evitar deixar quantia em dinheiro à mostra e nos caixas, restringindo apenas a quantidade necessária. A PM também sugere nunca deixar apenas um funcionário no comércio e, nos casos em que o caixa fica localizado na entrada do estabelecimento, a atenção deve ser maior, já que a fuga pode ser facilitada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.