Cesama mantém rodízio de água por mais uma semana


Por Guilherme Arêas

04/12/2014 às 18h33

A Cesama decidiu prorrogar o rodízio do abastecimento de água na cidade por mais uma semana. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (4) pela companhia ainda em razão da instabilidade das previsões do tempo e pela necessidade de recuperar os mananciais para o próximo período de estiagem. A situação é considerada crítica, principalmente, na Represa de João Penido, que está com 29% de sua capacidade de armazenar água. Há exatamente um ano, o patamar alcançado já estava em 93%. Mesmo com a operação plena de Chapéu D’Uvas prevista para iniciar a partir do mês de março, a cidade ainda dependerá do recurso proveniente de João Penido, embora ela possa ser preservada. Ou seja, o volume de água por segundo que sai dela, que hoje está em torno de 800 litros por segundo, poderá ser reduzido.

Chapéu D’Uvas, que está em 40%, poderá contribuir com até 900 litros de água por segundo, sendo que hoje coloca na rede aproximadamente 325. Isso acontece porque a estação de tratamento de água que a atende, na Zona Norte, ainda está em fase de ampliação. Ao todo, a Cesama necessita, para abastecer toda a cidade, despejar cerca de 1.500 litros de água por segundo no sistema. As outras fontes de contribuição são o Ribeirão Espírito Santo, que é um manancial de passagem, e a Represa de São Pedro, que já subiu o nível e está 69% preenchida, embora seja muito sensível a longos períodos sem precipitações por ser pequena e atender apenas 8% da população.

PUBLICIDADE

O rodízio no abastecimento teve início em 17 de outubro e afeta todas as regiões do município. O cronograma de bairros afetados a cada dia pode ser conferido no site cesama.com.br. Nesta sexta-feira, a medida atinge moradores do Paineiras, parte de São Mateus, Santa Helena, Jardim Glória, Santa Catarina, Vale do Ipê, parte do Centro (acima da Rua Santo Antônio), Marumbi, Santa Paula, Progresso, Bairu, Centenário, Eldorado, Nossa Senhora das Graças, Bom Clima, Quintas da Avenida, Bandeirantes, Parque Guarani e Vivendas da Serra.

 

Previsão do tempo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de uma frente fria no litoral causará instabilidade em toda a região Sudeste do país nos próximos dias. Em Juiz de Fora, a previsão é de céu nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas pelo menos até quarta-feira. Até esse dia, os termômetros deverão oscilar entre 16 e 28 graus.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.