Frio se intensifica em JF e sensação térmica chega a 5 graus
Condição foi observada por volta das 7h da manhã desta segunda-feira, como resultado da umidade do ar elevada associada às rajadas de ventos
A semana deverá ser de baixas temperaturas em Juiz de Fora e região por causa da atuação de uma massa de ar polar que se aproxima. No entanto, nesta segunda-feira (4), predomina uma grande concentração de umidade, de origem oceânica, que deixará o dia nublado. Por esta razão, pode chover fraco, em áreas isoladas, a qualquer hora do dia. Por volta das 7h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou mínima de 12,8 graus na cidade, com sensação térmica de 5 graus. O fenômeno é resultado da umidade elevada associada às rajadas de ventos, que chegaram a 29 quilômetros por hora.
Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), essa condição no tempo permanece pelo menos até terça-feira. Na quarta, a tendência é que o sol volte a aparecer, entre poucas nuvens, por causa da intensificação da massa de ar polar. Desta forma, os dias deverão ficar um pouco mais quentes, com afastamento da instabilidade atmosférica. Entre quarta e sexta, a máxima pode oscilar entre 25 e 27 graus, com mínima, nas madrugadas, entre 14 e 16 graus.
Maio
O mês de maio terminou na última quinta-feira com temperaturas se comportando dentro do esperado. A média da máxima ficou em 23,4 graus, 1,1 grau acima do previsto. Já a média da mínima, de 14,7 graus, foi 0,7 grau além da normal climatológica. Mas tiveram picos de frio, como no dia 21, com 10,1 graus, a menor temperatura do ano, e de calor, com 28 graus no dia 12.
Com relação ao regime de chuvas, o volume de precipitações foi superior a um milímetro somente nos dias 9 e 17 de maio. O acumulado, ao longo de 31 dias, foi de 15,1 milímetros, o que representa 34,2% do previsto para todo o mês.