JF registra um terço da chuva esperada para março em 36 horas

Nesta quarta-feira, maior acumulado foi no meio da tarde, com acúmulo de 12,7 milímetros


Por Tribuna

04/03/2020 às 10h59- Atualizada 04/03/2020 às 21h03

Rio Paraibuna chegou a atingir 4 metros pela manhã, reduzindo para 3,78 metros no fim da tarde (Foto: Fernando Priamo)

Das 7h de terça-feira (3) até as 19h desta quarta (4), choveu um terço do volume de precipitação esperado para todo o mês de março. De acordo com a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), choveu 74,4 milímetros nestas 36 horas. O volume representa cerca de 33% do previsto para todo o mês de março, que é de 221,1 milímetros. Entretanto, em alguns pontos da cidade, o acumulado de precipitações foi ainda mais considerável nas horas anteriores, conforme os pluviômetros do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

No Bairro Ponte Preta, Zona Norte, choveu 79 milímetros em 24 horas, contadas entre 7h de quarta-feira e 7h de quinta. Na mesma região, Dias Tavares e Monte Castelo registraram 69 milímetros, enquanto que, em Igrejinha, 67 milímetros. Já no Centro, o Cemaden contabilizou 61 milímetros de chuvas, além de 47 milímetros em Santa Efigênia (Zona Sul) e 42 milímetros em Filgueiras (Zona Nordeste).

PUBLICIDADE

Nível do Rio Paraibuna

O nível do Rio Paraibuna subiu 1,6 metro de um dia para o outro e chegou a 4 metros de acumulação de água na altura da ponte do Bairro Santa Terezinha, região Nordeste, na manhã desta quarta. De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, trata-se de uma acumulação elevada e que, historicamente, significa ser o suficiente para que as águas saiam para fora do leito. Por volta das 10h, o nível voltou a reduzir em Juiz de Fora. De acordo com o Cemaden, as águas ocupavam 3,78 metros de altura na altura do Bairro Santa Terezinha no fim da tarde desta quarta.

Novo alerta do Inmet

Conforme novo alerta do Inmet, emitido por volta das 17h desta quarta, a previsão era de manutenção na ocorrência de chuvas fortes até 10h desta quinta-feira em alguns pontos da Zona da Mata, com possibilidade de registro de até 50 milímetros ao dia e rajadas de vento de até 60km/h. Para Juiz de Fora, a quinta-feira segue com estimativa de céu nublado com pancadas e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre os 16 e os 25 graus. Nesta quarta, a mínima do dia foi de 17,7 graus, e a máxima, de 24,8.

Tópicos: chuva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.