Aplicativo informa rota e localização dos ônibus


Por Guilherme Arêas

03/12/2014 às 19h13- Atualizada 04/12/2014 às 08h13

Atualizada às 20h46

Usuários do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora já podem saber, em tempo real, a localização e quanto tempo falta para seu ônibus chegar ao ponto. O aplicativo CittaMobi, para celulares com sistemas operacionais Android e iOS, foi disponibilizado para download, mas também há a possibilidade de acompanhar sua funcionalidade por meio do site pjf.mg.gov.br/noponto. Nesta quinta-feira (4), entre 9h e 18h, a Prefeitura vai fornecer acesso gratuito de internet sem fio e instruir os usuários sobre a funcionalidade da nova ferramenta. Uma tenda estará montada no Calçadão da Rua Halfeld, próxima à Avenida Getúlio Vargas, e haverá distribuição de panfletos dentro dos coletivos.

PUBLICIDADE
Tribuna testou a funcionalidade do aplicativo
Tribuna testou a funcionalidade do aplicativo

Para garantir a eficácia do aplicativo, o município precisou mapear os mais de 5.200 pontos de ônibus e instalar o dispositivo de navegação por satélite, conhecido como GPS, em toda a frota, formada por 262 linhas. A Tribuna testou a funcionalidade do sistema nesta quarta e percebeu que ele é exato ao informar a aproximação dos veículos, desde que o smartphone esteja conectado à internet. Na Avenida Rio Branco, por exemplo, em frente ao prédio da Funalfa, a conexão 3G estava ruim, mas na altura do Alto dos Passos, não. No local, a ordem de chegada dos ônibus nos pontos e o tempo previsto apresentado pelo aplicativo estavam corretos.

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, falaram sobre a nova ferramenta. Segundo Rodrigo, sua funcionalidade foi testada por sete meses e, neste período, algumas melhorias já puderam ser conquistadas. Isso porque o CittaMobi foi planejado para, além de facilitar o cotidiano do usuário, também munir o gestor e as empresas de informações sobre o transporte público na cidade. Como exemplo, ele citou a possibilidade de verificar denúncias de motoristas que desviam da rota estabelecida ou que atrasam o início das viagens nos bairros. “Neste período, mais de cem linhas tiveram itinerários ou horários modificados, justamente pela possibilidade de otimizar o sistema com essas informações.” Para o prefeito, o CittaMobi permitirá também dar conforto a quem utiliza os ônibus. “Com a informação que o ônibus está atrasado devido a um acidente, por exemplo, a pessoa poderá resolver outras questões antes de ir para o ponto”.

De acordo com o coordenador do projeto e representante do CittaMobi, Igor Mosseri, o aplicativo é utilizado em várias cidades do país como Santo André (SP), Ribeirão Preto (SP) e Recife (PE). A diferença é que Juiz de Fora é o único município onde as informações são compartilhadas entre os empresários, a Prefeitura e a população. A margem de erro do tempo mostrado pelo aplicativo pode variar de 5% a 10%. Para informar possíveis erros no funcionamento da ferramenta, o usuário pode enviar uma mensagem para o e-mail noponto@pjf.mg.gov.br.

 

Prefeito quer reduzir número de empresas

Durante a coletiva, o chefe do Executivo também falou da intenção de iniciar e concluir o processo licitatório do transporte coletivo urbano no próximo ano, começando em janeiro. Segundo ele, os trabalhos deverão ter início a partir de audiência pública, que ainda será marcada. Uma novidade que estará presente no edital, e que ele adiantou nesta quarta, é a redução do número de empresas que hoje exploram o serviço na cidade. Atualmente, são sete, mas a quantidade exata prevista não foi divulgada. “Com absoluta certeza, vamos reduzir a quantidade com a licitação. Vamos dizer o número num momento oportuno, mas posso adiantar que o objetivo é reduzir os custos porque, com sete empresas, temos sete contadores, sete administrativos e sete garagens. Se reduz isso, você melhora o sistema e dá mais qualidade. Não vou afirmar que com isso vou diminuir o valor da passagem, até mesmo porque (o preço) está muito abaixo de outros municípios, mas vamos poder manter um valor baixo com um sistema melhor.”

 

Bilhete único

O conteúdo continua após o anúncio

Bruno também citou que, ainda este mês, mais seis linhas de ônibus estarão no programa de bilhete único. A data exata e as rotas não foram divulgadas, mas, segundo Rodrigo, esta fase do projeto visa a incorporação de linhas que atendem os distritos de Juiz de Fora. Até o fim do ano, a expectativa de ambos é que usuários de todos os ônibus tenham esta facilidade.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.