Movimento nega ocupação do ICH


Por Michele Meireles

03/11/2016 às 19h51- Atualizada 03/11/2016 às 19h57

Diante da lista divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o movimento Ocupa UFJF se manifestou em relação à decisão do MEC, negando que haja alunos ocupando o Instituto de Ciências Humanas (ICH), tendo sido realizada apenas uma ação em formato de piquete na manhã da última terça. Após o ato no local, o diretor do ICH, Altemir Barbosa, suspendeu as aulas de terça e quinta, solicitando aos professores que informassem aos alunos sobre a medida. Na tarde de terça, o Inep informou inicialmente que a aplicação em todo o prédio do ICH estaria suspensa, prejudicando a 706 candidatos. Posteriormente, em uma atualização do seu site, a lista apontava que apenas os blocos A e D foram restringidos e que 243 estudantes irão realizar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.

A negativa do Inep em aplicar as provas no ICH chamou a atenção, principalmente pela restrição das provas a apenas dois blocos do ICH, enquanto nos outros dois, B e C, o exame será aplicado normalmente. A Tribuna entrou em contato com a assessoria do Inep, questionando sobre o fato de manterem os locais em detrimento dos outros, inclusive sendo que um dos espaços restringidos dá acesso aos locais autorizados para a prova. Até o fechamento da edição, o órgão não havia respondido.
Em documento encaminhado à Tribuna, com pedido de direito de resposta, o Ocupa UFJF informou que cerca de 300 pessoas participam da ocupação na Reitoria, e que o ICH nunca foi ocupado. “A responsabilidade da alteração da data dos exames de 243 estudantes não é do movimento Ocupa UFJF. Em nenhum momento afirmamos que o ICH estaria ocupado, e muito menos que seriam ocupados nas datas do Enem.”

PUBLICIDADE

O Ocupa UFJF também falou que a responsabilização pela suspensão é uma tentativa de criminalização da mobilização estudantil e questionou a falta de diálogo pelas partes do Governo e Administração Superior, que levaram à tomada da decisão. “Nem o Inep, nem a Reitoria, nem o Diretor do ICH entraram em contato com a ocupação para averiguar tal informação antes de colocar arbitrariamente os blocos A e D do ICH na lista de locais ocupados. Desta forma, no caso da UFJF, o adiamento foi causado por uma falta de averiguação dos gestores responsáveis, e não uma consequência da ocupação.”

Em nota, a UFJF afirmou que todo o processo relativo ao Enem, inclusive a definição de espaços, é de responsabilidade exclusiva do Inep. A instituição apenas cede o espaço para a realização das provas. Além disso, afirma que não foi a instituição que definiu pela não realização dos exames no ICH. Portanto, quanto à decisão do Inep de realização de provas em dois blocos do ICH, mantendo outros dois fechados, novamente quem pode esclarecer é o órgão.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.