Desfile cívico de Benfica chama a atenção para a juventude


Por Tribuna

03/09/2015 às 19h27

Cerca de dez mil pessoas devem participar, nesta sexta-feira (4), do Desfile Cívico de Benfica, na Zona Norte da cidade. Com o tema “Deixa a juventude viver”, o evento deve reunir cerca de seis mil estudantes e professores de 14 escolas públicas e particulares da região. Durante a ação, os participantes apresentarão projetos pedagógicos e reivindicações da comunidade, além de outros elementos tradicionais, como a fanfarra. Além disso, haverá o desfile motorizado da Polícia Militar e apresentação da Banda do Exército.

Com o tema voltado para a juventude, a ação tem por objetivo promover um debate na sociedade sobre violência e criminalidade de adolescentes e jovens para além da redução da maioridade penal. “Nós gostaríamos de dar visibilidade às ações positivas de prevenção e acreditamos que as escolas já fazem este trabalho. Sabemos que precisamos de mais, de algo que realmente esteja em sintonia com o adolescente contemporâneo, mas também é necessário penalizar quem volta com a arma para a rua e alicia”, afirma Aline Junqueira, presidente da Associação de Moradores do Bairro Benfica . Ela lembra ainda que os jovens são as maiores vítimas de homicídios. “É um momento importante de mostrar o lado positivo, reunindo tantos adolescentes, vendo esta questão da educação para que possamos refletir e buscar mais políticas públicas e mais ações de prevenção da violência e da criminalidade”, acrescenta Aline.

PUBLICIDADE

A concentração está marcada para as 8h, na Rua Evaristo da Veiga. Às 9h tem início o desfile, que segue pela Rua Henrique Dias em direção à Praça Jeremias Garcia. O evento, que acontece há mais de 30 anos no bairro, integra o calendário municipal da cidade. Além disso, a iniciativa é organizada pela associação de moradores, com apoio do comércio local, da Unimed, Polícia Militar, Exército e Prefeitura.

Trânsito

Para garantir a segurança dos participantes algumas vias serão interditadas pela Settra. As alterações irão ocorrer nas ruas: Henrique Dias, entre Evaristo da Veiga e Diogo Álvares; Evaristo da Veiga, entre Inês Garcia e Antônio Fávero; Bento Gonçalves, entre Martins Barbosa e Henrique Dias; Guararapes, entre Martins Barbosa e Henrique Dias; Marília, entre Martins Barbosa e Henrique Dias; Paulo Garcia, entre Henrique Dias e Tomé de Souza.

Durante o desfile, as linhas de ônibus com trajeto pela área interditada serão desviadas. Sentido Centro/bairro pela Avenida JK, ruas Dona Ana Salles, João Ribeiro Novaes, “B” e Martins Barbosa. No sentido bairro/Centro: ruas Martins Barbosa, “B”, João Ribeiro Novaes e Dona Ana Salles.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.