Abastecimento de água é normalizado em JF
Oferta do serviço ficou comprometida no fim de semana após queda de energia em Chapéu D’Uvas; falhas pontuais no abastecimento ainda não estão descartadas
O sistema de abastecimento de água de Juiz de Fora está sendo normalizado, conforme informação divulgada pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) nesta segunda-feira (3). A oferta do serviço ficou comprometida durante o último fim de semana por conta da falta de energia elétrica que atingiu a unidade de captação de água bruta da Barragem de Chapéu D’Uvas, às 17h de sexta-feira (31 de janeiro). O problema perdurou durante 44 horas, e a energia foi restabelecida na tarde de domingo (2). De acordo com a Cesama, ainda há “reclamações pontuais de faltas de água, que estão sendo analisadas individualmente”. Quem estiver enfrentando esta situação deve entrar em contato pelo telefone 115.
Entre as áreas mais afetadas pelo desabastecimento de água, no domingo, estão os bairros Santa Luzia, Teixeiras, Jardim de Alá, Mundo Novo, Alto dos Passos e adjacências. A Região Leste da cidade também apresentou problemas, que, de acordo com a Cesama, já foram solucionados. Para minimizar os impactos para a população, foram realizadas paradas programadas das elevatórias de água das regiões Norte e Central da cidade. “Além da alternância no funcionamento de elevatórias específicas, que permitiu direcionar água para áreas mais afetadas, a Cesama acionou a captação do Ribeirão do Espírito Santo e disponibilizou, ainda, caminhões pipa para situações prioritárias, como hospitais. Em conjunto, tais medidas possibilitaram o bom funcionamento do sistema, aliado ao consumo moderado da população”, afirmou em nota.
Origem seria cabo partido
Em nota enviada à Tribuna, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) afirmou que localizou um trecho com defeito na rede que atende a região onde fica a represa Chapéu D’uvas. Segundo a companhia, um cabo partido provocou a falha no abastecimento de energia. Nesta segunda-feira (3), confirmou que o problema foi resolvido na tarde de domingo. “Equipes da companhia atuaram nesta ocorrência desde a noite de sexta-feira (31) para corrigir a situação, que era de alta complexidade e em local difícil acesso.”