Polícia Civil descobre esquema de clonagem de cartões de crédito


Por Tribuna

02/12/2015 às 17h46- Atualizada 02/12/2015 às 18h40

Atualizada às 18h40

A Polícia Civil desmantelou nesta quarta-feira (2) um esquema de clonagens de cartões de crédito. Materiais foram apreendidos no Bairro São Mateus, Zona Sul, e em parte da Zona Norte, e um casal de 25 anos foi preso em flagrante. Entre os objetos encontrados estão materiais para confecção, clonagem e desintegração de cartões. Foram apreendidos ainda diversos cartões que teriam sido falsificados, cartões em branco, computadores, impressoras especializadas para confecções e programas de computador que realizam a clonagem. Conforme o delegado da 1ª delegacia distrital, Eduardo de Azevedo, a apreensão dessa tecnologia será o diferencial na investigação, já que ajudará a polícia a comprovar a materialidade do delito. “Na maioria das vezes, esses programas somem quando o material é apreendido.” Dois carros, uma moto, óculos e perfumes de marca também foram apanhados.

PUBLICIDADE

A manobra faz parte da operação “Mãos de ferro”, deflagrada nesta quarta em toda a cidade. Conforme o delegado, a apuração do caso teve início há um ano. “A investigação surgiu em 2014 a partir de informações que foram se robustecendo e progredindo. Pela complexidade do crime, já que os dados dos cartões eram obtidos via internet, tivemos dificuldade em conseguir a materialidade. Estamos aprofundando a investigação e identificando outras pessoas envolvidas, tanto físicas como jurídicas. Com certeza, há outras cidades envolvidas e até outros estados.” O delegado não informou dados sobre prejuízos financeiros que o esquema causou.

A Polícia Civil está investigando quem são as vítimas e os participantes do esquema entre os nomes encontrados nos cartões e documentos bancários. “Vamos fazer um catálogo de quem foi lesado, entre clientes e operadoras, e vamos entrar em contato para dar prosseguimento.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.