Campanha visa a estimular o hábito da leitura


Por Tribuna

02/10/2014 às 16h34- Atualizada 02/10/2014 às 17h22

Em comemoração ao Mês das Crianças, a Secretaria de Educação lançou, nesta quinta-feira (2), a campanha “Faça uma criança feliz: doe um livro.” A iniciativa visa a arrecadar livros de literatura infantil e infanto- juvenil que serão doados aos alunos das escolas municipais de Juiz de Fora. Ao todo, estão matriculados na rede cerca de 44 mil alunos, entre 3 e 15 anos, oriundos da educação infantil e do ensino fundamental. Durante todo o mês, os livros doados serão entregues às crianças. A meta inicial é arrecadar seis mil exemplares.

Podem ser doados livros novos e usados em bom estado de conservação. Os livros podem ser depositados nas caixas coletoras em todas as unidades do Espaço Cidadão e também na sede da Secretaria de Educação, localizada na Avenida Getúlio Vargas 200, Centro.

PUBLICIDADE

“Trata-se de uma campanha inovadora, em que ao invés de as entidades parceiras que doavam brindes descartáveis, como brinquedos, queremos que sejam trocados por livros. A ideia é que a criança leve para casa o livro e compartilhe com a família, para que todos possam se envolver com a leitura. Queremos que a leitura faça parte do cotidiano das pessoas”, afirma o secretário de Educação Weverton Vilas Boas. Para o secretário de Educação, trata-se de um desafio para a cidade. No entanto, a iniciativa visa estabelecer parcerias com empresas e pessoas físicas, para que cada aluno matriculado na rede possa levar para casa um livro.

A iniciativa já conta com o apoio da Associação Cavaleiro da Cultura, que também ajudará na distribuição dos objetos arrecadados. Para atingir o maior número de estudantes, outra opção apresentada pela campanha é que as empresas mobilizem seus funcionários para que cada um contribua com um ou mais livros.

Para a supervisora de Formação Continuada dos Profissionais de Educação, Terezinha Melquiades, mesmo com a sociedade cada vez mais tecnológica, o livro ainda tem seu espaço. “Ninguém nasce lendo, a criança tem acesso à leitura quando uma pessoa lê para ela. A leitura é um processo de formação, onde a criança desenvolve a criatividade e a imaginação. É de criança que temos que criar o hábito da leitura, e se em casa ninguém lê para ela, cabe à escola fazer a mediação, contar histórias e estimular a prática. Tecnologia nenhuma é melhor que o livro.”

Endereços dos postos de coleta para a campanha:

– Espaço Cidadão Central: Avenida Barão do Rio Branco 2.234, Centro

– Espaço Cidadão Sul: Rua Porto das Flores 270, Santa Luzia

– Espaço Cidadão Norte: Rua Inês Garcia  357, Benfica

– Espaço Cidadão Oeste: Avenida Presidente Costa e Silva 1.800, São Pedro

– Espaço Cidadão Nordeste: Rua Santa Terezinha 172, Santa Terezinha

– Secretaria de Educação: Avenida Getúlio Vargas 200, Centro

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

 

 

 

 

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.