Violência contra o idoso é debatida em seminário
“É preciso evoluir nas ações de combate à violência contra as pessoas da terceira idade”, afirmou o delegado Eurico Cunha, chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, em suas palavras de abertura do 1º Seminário sobre o Enfrentamento à Violência contra o Idoso, nesta sexta-feira (2), na sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública. Ao longo de três horas e meia, autoridades de diversos setores discutiram sobre formas de informar e garantir os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Ao final, um protocolo de intenções foi elaborado. Segundo o titular do Núcleo do Idoso da Polícia Civil, Márcio Savino, no documento irá constar uma série de estratégias sobre como as partes envolvidas podem colaborar para dar mais segurança aos idosos. “O protocolo será publicado e vai servir como um norte, para que possamos avançar nessa questão”, ressaltou o delegado.
Entre os presentes também estavam a delegada regional de Juiz de Fora, Patrícia Ribeiro; o secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Prefeitura, José Armando Pinheiro da Silveira; o promotor de Justiça Jorge Tobias; o deputado estadual Isauro Calais (PMDB), que é presidente da Comissão Extraordinária do Idoso da Assembleia; e os comandantes da Polícia Militar, coronel Wagner Eustáquio, e do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Ricardo Santos Oliveira.
Nesta sexta, o Núcleo do Idoso da Polícia Civil completou 40 dias de funcionamento no município. A unidade é a segunda a ser instalada no Estado de Minas Gerais. Conforme o delegado Eurico Cunha, a ideia é implantar outros núcleos em municípios ligados ao Departamento de Juiz de Fora. Já o deputado Isauro Calais afirmou que irá sugerir à chefia da Polícia Civil mineira a criação de delegacias do idoso em todas as suas regionais.