JF tem tarde de umidade relativa do ar baixa


Por Tribuna

02/06/2017 às 17h52- Atualizada 02/06/2017 às 17h55

A intensificação da massa de ar seco deixou a umidade relativa do ar baixa em Juiz de Fora na tarde desta sexta-feira (2). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o patamar mínimo alcançado foi de 35%, próximo ao Estado de Atenção, conforme é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que são 30%. Nesta condição, especialistas recomendam beber água abundantemente, evitar exercícios físicos ao ar livre no período da tarde e exposição aos raios solares. Isso porque a umidade baixa pode resultar em problemas respiratórios, como rinites e bronquites, além de intensificar a proliferação de doenças oftalmológicas, como a conjuntivite.

O tempo seco ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Trata-se de um bloqueio, que impede a aproximação das frentes frias e a formação das nuvens de chuvas. No fim de semana, a massa deve continuar agindo, juntamente com o ar mais frio de origem polar, que segue do Sul em direção à região Sudeste do país. Isso significa madrugadas com temperaturas ainda mais baixas.

PUBLICIDADE

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), sábado (3) e domingo (4) os termômetros devem oscilar de 11 a 22 graus. A umidade relativa do ar tende a permanecer baixa durante as tardes.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.