Fiéis celebram a Ceia do Senhor e encenam o Lava-pés


Por Kelly Diniz

02/04/2015 às 20h15- Atualizada 02/04/2015 às 20h21

Nesta Quinta-feira Santa (2), a principal cerimônia para os católicos é a missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, celebração que dá início ao Tríduo Pascal. A missa, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, encena a última ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue aos romanos, oferece a Deus o seu corpo e sangue, sob a forma de pão e vinho, e entrega aos apóstolos. Durante a celebração, ainda há o ritual do Lava-pés, que lembra o gesto de Jesus lavando os pés dos seus discípulos.

Na tarde desta quinta-feira, a Paróquia de Santa Rita de Cássia, no Bairro Bonfim, região Leste, realizou a cerimônia da Ceia do Senhor e Lava-pés com as crianças. Elas encenaram a passagem bíblica na qual Jesus lava os pés dos seus discípulos, simbolizando o acolhimento ao próximo com alegria e humildade, sem discriminações. As demais paróquias realizaram a celebração à noite.

PUBLICIDADE

Já durante a manhã, centenas de juiz-foranos compareceram à missa dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana. Celebrada pelo arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, a solenidade reuniu no altar os párocos da Arquidiocese, que renovaram seu compromisso como sacerdotes. Como ocorre tradicionalmente, os óleos dos Catecúmenos (usados no batismo) e os dos Enfermos foram abençoados, e o óleo do Crisma foi consagrado.

Na Sexta-feira Santa (3), a principal celebração do dia acontece às 15h, horário da morte de Jesus, lembrada pelas paróquias pela Ação Litúrgica. À noite, é realizado o Sermão do Descendimento da Cruz e a encenação de seu calvário. Confira a programação abaixo:

sexta-feira-santa

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.