Cesama executa obras no Rio Paraibuna

Intervenções para a implantação de travessias por meio de tubulações de água fazem parte da instalação da quarta adutora


Por Tribuna

02/03/2023 às 17h14

A Cesama executou obras de travessia em dois pontos do Rio Paraibuna nesta quinta-feira (2). As equipes da companhia instalaram uma tubulação em arco sobre os dois pontos do curso d’água. A primeira das intervenções foi realizada na Avenida Garcia Rodrigues Paes, na altura do Bairro Barbosa Lage, Zona Norte. A segunda tubulação foi instalada próximo ao número 6.123 da Avenida Brasil, no Bairro Santa Terezinha, Zona . As ações estão relacionadas à instalação da quarta adutora.

Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, está prevista ainda, na sequência, a travessia do Córrego Humaitá, no Bairro Industrial, também na região Norte, além de serviços de interligações de redes nas comunidades de Barbosa Lage e Mariano Procópio. A previsão é de que a quarta adutora comece a operar já neste primeiro semestre de 2023, de acordo com a PJF.

PUBLICIDADE

O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Amaral, afirmou que, com as obras, Juiz de Fora vai ficar menos dependente da segunda adutora, equipamento onde um vazamento causou impactos no abastecimento de água nesta semana. “Evitaremos futuros transtornos para a população, pois a nova adutora terá função semelhante à da segunda, mas contando com uma capacidade de vazão maior, acesso facilitado para reparos, entre outras vantagens. Ela ainda poderá receber a contribuição da terceira adutora”, explica.

Segundo a Cesama, orçada em cerca de R$ 35 milhões, a nova adutora vai ampliar a capacidade de transporte de água entre as unidades da Cesama e a região central, reforçando o sistema e proporcionando maior estabilidade para o abastecimento de toda a cidade pelos próximos 70 anos, conforme a PJF.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.