Retorno do ano letivo na UFJF impacta trânsito

Retenção foi sentida pelos motoristas que já na Avenida Itamar Franco, no entorno da Curva do Lacet, assim como no Bairro São Pedro


Por Tribuna

02/03/2018 às 18h42- Atualizada 02/03/2018 às 18h43

(Foto: Fernando Priamo)

O retorno às aulas da UFJF, nesta segunda-feira (5), deve impactar na fluidez do trânsito em ruas e corredores de tráfego na cidade, principalmente nos horários de pico. Na Cidade Alta, as retenções são comuns na Avenida Presidente Costa e Silva e Rua José Lourenço Kelmer, que dão acesso ao Pórtico Norte, enquanto que o principal impacto da Zona Sul é observado na Avenida Itamar Franco, no entorno da Curva do Lacet, para quem chega ao centro universitário por meio do Pórtico Sul. Segundo a instituição de ensino, são esperados cerca de 20 mil estudantes já no primeiro dia de aula, entre graduandos e pós-graduandos.

Nesta sexta-feira (2), as retenções já eram observadas no início da tarde por quem passava pelo Bairro São Pedro, dando um demonstrativo do que pode ser esperado a partir da segunda. O movimento maior de carros era em razão do último dia de matrícula dos estudantes aprovados pelo Pism. Quem passava pelo local notava a grande quantidade de carros emplacados em outras cidades. Por volta das 13h, chegar ao campus, a partir do trevo de acesso ao Jardim Casablanca, demandava cerca de 15 minutos. Em dias de férias, o trajeto de aproximadamente 600 metros é vencido em menos de três minutos.

PUBLICIDADE
(Foto: Fernando Priamo)

Procurada pela reportagem, a Settra informou que não haverá operação especial no trânsito nesta primeira semana de retorno às aulas, acrescentando que os coletivos que atendem a UFJF voltam aos horários normais de atendimento. As linhas 545 e 555 (Universidade), suspensas durante as férias, retornam atendimento. Já as linhas 525 e 535 (Universidade) estendem os horários de circulação, limitados desde o fim do último ano letivo.

 

Para o gerente do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito da Settra, Paulo Peron, os trabalhos de orientação e fiscalização do tráfego serão feitos pelos agentes. “Não é possível estimar o número de veículos que passam a circular na cidade a partir de agora, mesmo com o expressivo número de calouros, pois muitos podem chegar ao município de carro, com os pais, mas depois passarão a usar o transporte coletivo.” Para ele, por esta característica, os primeiros dias serão os mais tumultuados no tráfego, embora ele reforce que as infrações de trânsito serão coibidas sem tréguas.

Recepção

Segundo a UFJF, dos cerca de 20 mil estudantes do campus Juiz de Fora, 2.317 são calouros, cujas aulas iniciam já nesta segunda. Outra curiosidade é que 8.235 não são naturais de Juiz de Fora. Para acolher estes graduandos, haverá recepção na terça-feira (6), na Praça Cívica, durante um evento que contará com bate-papos, apresentações culturais e homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A UFJF reforça que trotes são proibidos, tanto dentro como fora da instituição de ensino, já que a lei municipal 13.028 veta esta prática em vias e logradouros públicos.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.