Castramóvel atende moradores do Bairro Floresta até sexta


Por Nathalia Carvalho

02/03/2016 às 12h05- Atualizada 02/03/2016 às 12h22

O Castramóvel da Prefeitura está estacionado no Bairro Floresta, Zona Sudeste, a partir desta quarta-feira (2). Conforme informações do Demlurb, estão sendo realizados serviços de esterilização de cães e gatos (machos e fêmeas) de moradores da região, já cadastrados no programa, de forma gratuita. O atendimento começou às 8h30 e está sendo feito por ordem de chegada. O Castramóvel fica no bairro até sexta-feira. No sábado, é a vez dos moradores do Bairro Bandeirantes receberem o serviço.

Para realizar o procedimento, a equipe veterinária responsável aplica um pré-anestésico, com efeito calmante, iniciando o preparo, e realiza a tricotomia, que é a raspagem do pelo das patas, onde será aplicada a anestesia geral. Todo o processo de esterilização dura, em média, 30 minutos. Em seguida, as fêmeas recebem uma roupa cirúrgica e os machos, um colar protetor, para evitar que acessem com a boca o local dos pontos.

PUBLICIDADE

Geralmente, em apenas sete dias, o animal já estará totalmente recuperado. Todas as fêmeas atendidas pelo Castramóvel já saem com a roupa cirúrgica, entregue gratuitamente, e os gatos com um colar. Entre os benefícios da esterilização estão também a prevenção ao câncer de útero, ovário, próstata e hérnia perineal, a diminuição da agressividade e o fim da gravidez psicológica.

Na última semana, o programa completou mil castrações itinerantes, durante atendimento aos moradores da Zona Norte. A expectativa é de que o serviço contribua para redução significativa da quantidade de animais abandonados nas ruas da cidade. Quem estiver interessado em castrar seu animal pode realizar a inscrição pelo Disque Castração (3690-3545). Os animais que serão castrados devem fazer jejum por 12 horas antes do procedimento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.