Usuários da Acispes realizam protesto por falta de repasses

Serviço de antedimento aos idosos será paralisado nos próximos dias por falta de repasses do Governo do estado


Por Tribuna

02/02/2018 às 10h44- Atualizada 02/02/2018 às 10h49

(Foto: Olavo Prazeres)

Usuários e funcionários da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) realizaram na manhã desta sexta-feira (2) um abraço solidário em torno do prédio da instituição. O ato é uma forma de protesto contra o Governo do Estado, que deve quase R$ 5 milhões em repasses ao Centro Mais Vida – Macrorregião Sudeste. Segundo a Acispes, a dívida vem se arrastando há um ano e meio, inviabilizando o atendimento de mais de 600 idosos por mês, de 94 municípios da região. A falta de recursos fez com que prefeitos membros da consórcio decidissem pela paralisação das atividades do Centro até que a regularização orçamentária seja feita.

Criado em 2009, o Centro Mais Vida faz parte do programa do SUS que oferece atendimento integral e multidisciplinar ao idoso A estrutura oferece ainda café da manhã, almoço e leitos para descanso. Em Minas, além da unidade localizada no Bairro São Mateus, existem mais duas, em Belo Horizonte e Montes Claros. Em nota na última semana, a Secretaria de Saúde do Estado reconheceu os pagamentos pendentes, mas não deu prazos para ajustes.

PUBLICIDADE

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.