Representante do Papa visita Juiz de Fora em fevereiro
A chegada do Núncio Apostólico marcará a abertura do Jubileu de 100 anos da criação da diocese de Juiz de Fora
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, Juiz de Fora receberá a visita do núncio apostólico Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa e embaixador do Vaticano no Brasil. A chegada do mensageiro marcará a abertura do Jubileu de 100 anos da criação da diocese de Juiz de Fora, que será celebrada na Catedral Metropolitana no primeiro domingo de fevereiro, dia 5, às 15h.
De acordo com a Arquidiocese de Juiz de Fora, além de conhecer o trabalho desenvolvido na cidade, o núncio papal também irá se encontrar com autoridades eclesiásticas da região. “É a primeira vez que o Núncio Apostólico visita a nossa Arquidiocese e é uma grande alegria para nós receber essa visita”, afirma o arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira. “É uma oportunidade de estarmos mais próximos do Papa com a presença do senhor Núncio”, completa o vigário episcopal para comunicação, Padre Antonio Camilo.
Entre as atividades programadas estão a visita a Fazenda da Esperança de Guarará, um trabalho social da Igreja com dependentes químicos, a celebração de uma missa vocacional na capela do Seminário Santo Antônio pelo próprio Núncio Apostólico e um tour por pontos importantes do município, como o Morro do Cristo, a Igreja Catedral, a Cúria Metropolitana e o Cenáculo São João Evangelista.
Dom Giambattista Diquattro foi nomeado núncio apostólico do Brasil em agosto de 2020. O mensageiro é responsável por promover o diálogo e a proximidade das dioceses e bispos com o Papa, assim como o incentivo das relações entre a Santa Sé e as autoridades do país.
A Diocese de Juiz de Fora foi fundada no dia 1° de fevereiro de 1924 pelo Papa Pio XI. O primeiro final de semana de fevereiro deste ano dará início às comemorações dos 99 anos da criação da instituição, assim abrindo o ano jubilar. O patrono escolhido para o ano de 2023 foi a Virgem Maria.
Ano Mariano
Além da abertura do ano jubilar, a Arquidiocese dará início ao Ano Mariano, que celebra Maria, mãe de Jesus, que é padroeira da Província Eclesiástica da região, e vai apresentar as relíquias da jovem universitária, Isabel Cristina, martirizada em Juiz de Fora, em anos passados, e beatificada pelo Papa Francisco, no dia 10 de dezembro de 2022.
Durante todo o ano de 2023, ocorrerá uma peregrinação de símbolos importantes da Igreja Católica nas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora, como, por exemplo, o ícone de Nossa Senhora, as relíquias de Isabel Cristina e dos pais de Santa Terezinha para contemplar a vocação familiar, a relíquia de São João Maria Vianney voltada para a vocação sacerdotal, entre outras.
Nos quase 100 anos de atuação, a diocese foi regida pelo bispo Dom Justino José de Santana (1924-1958), o bispo e arcebispo Dom Geraldo Maria de Morais Penido (1958-1977), o arcebispo Dom Juvenal Roriz (1978-1990), o arcebispo Dom Clóvis Frainer (1991-2001), o arcebispo Dom Eurico dos Santos Veloso (2002-2009) e o arcebispo Dom Gil Antônio Moreira (desde 2009).
Confira a programação
Dia 4 de fevereiro:
9h – Visita a Fazenda da Esperança de Guarará em companhia do Arcebispo Metropolitano
11h – Oração na Matriz Divino Espírito Santo em Guarará
18h – Missa Vocacional na Capela do Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora, com Rito de Ministérios de Leitor e Acólito para dois seminaristas.
19h30 – Sessão Solene no Auditório da Cúria Metropolitana para lançamento do documento conclusivo do II Sínodo Arquidiocesano celebrado nos últimos três anos e também apresentação do novo Catálogo da Arquidiocese de Juiz de Fora
Dia 5 de fevereiro:
Manhã – tour por pontos importantes da cidade de Juiz de Fora
11h – Reunião com os Bispos da Província Eclesiástica
15h Missa Solene na Catedral Metropolitana para abertura do Ano Jubilar Mariano rumo ao Centenário Diocesano; entronização do quadro de Maria, Mãe da Igreja e das relíquias da jovem universitária, Isabel Cristina, beatificada pelo Papa Francisco no dia 10 de dezembro de 2022