Mutirão para emissão de documentos termina às 17h

Atendimento é direcionado às vítimas das chuvas na região Leste e acontece no Centro de Referência em Direitos Humanos


Por Tribuna

02/01/2019 às 12h00- Atualizada 02/01/2019 às 12h03

Moradores da Zona Leste que foram atingidos pela tempestade que caiu sobre a cidade na véspera de Natal têm até as 17h desta quarta-feira (2) para solicitar, gratuitamente, a segunda via de diversos documentos civis que foram perdidos durante a tragédia. Podem ser solicitados, por exemplo, certidões de nascimento e casamento, identidade, CPF, carteira de trabalho e kit fotografia. O atendimento acontece no Centro de Referência em Direitos Humanos de Juiz de Fora e Território Mata, que funciona na Rua Vitorino Braga 126, bairro homônimo. A ação itinerante é uma parceria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São Benedito, referência para a região que foi destruída.

Pessoas que perderam seus documentos pessoais podem solicitar o serviço até as 17h desta quarta-feira (Foto: Olavo Prazeres)

Nas primeiras horas de atendimento, que começou às 8h, pelo menos 15 pessoas já haviam procurado pelo serviço, como o morador da Avenida Garibaldi Campinhos, no Vitorino Braga, Alexandre Cortez Ramos, 43 anos. Ele buscava a segunda via dos documentos de identidade e CPF, que ficaram danificados por conta das chuvas. “Essa ação é um grande incentivo para a gente recomeçar sem olhar para as dificuldades, mas para as possibilidades de vencê-las”, destacou. Outra vítima das águas foi o morador da Rua Heitor Guimarães, também no Vitorino, Welglyson Silva Oliveira, 43. Ele contou que os seus documentos estavam guardados nos móveis, que não resistiram. Ele solicitou a identidade, o CPF e a carteira de trabalho.

PUBLICIDADE

Vacinas e consultas

Ainda no mesmo espaço, continua acontecendo até esta sexta-feira (4) o atendimento médico para as vítimas das chuvas, oferecido pela Secretaria de Saúde. No local são disponibilizadas vacinas de hepatite B, febre amarela, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) e a dupla adulto (antitetânica e difteria). Além disso, a estrutura, que conta com médicos e enfermeiros, dispõe de macas, medicamentos, equipamento para aferição da pressão e encaminhamento para consultas. O serviço funciona das 8h às 16h.

Tópicos: chuva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.