‘Mama Amiga’ distribui lenços e toalhas na Ascomcer

Pacientes em tratamento de câncer de mama receberam doações da professora Denise Barros nesta terça


Por Tribuna

01/10/2019 às 20h25- Atualizada 01/10/2019 às 20h35

Em cinco meses, a professora Denise Barros, 55 anos, arrecadou e estilizou, por meio do projeto próprio “Mama amiga”, 194 lenços e 308 toalhas de mão. Nesta terça (1º), 30 destes lenços e mais 30 toalhinhas foram distribuídos entre pacientes de oncologia da Ascomcer. Denise retornou à sessão de quimioterapia, mas, desta vez, como visitante às companheiras que tratam o câncer de mama. Dar bem-estar às pacientes foi a maneira que ela encontrou para expressar o que vivera. Neste sábado (5), as doações serão para o grupo “Acredite na energia”, em encontro no Monte Sinai.

Lenços-e-toalhas-câncer-de-mama-2-by-Arquivo-Pessoal
Denise Barros (a quarta da esquerda para a direita) iniciou a distribuição dos lenços nesta terça (1º), na Ascomcer (Foto: Arquivo pessoal)

“Foi um momento lindo, muito humanizado, onde pude contar um pouco sobre a minha história. No ano passado, estava sentada naquelas cadeiras, tomando a quimioterapia. Estava ali para contar e para falar uma coisa real. Passei por este tratamento. Sei o quanto é doloroso, mas não podemos perder a esperança. Temos que confiar, acreditar e ter muita garra para poder vencer. É uma luta diária, porque são meses de tratamento”, relata Denise. “Particularmente, não gosto de usar o termo doença para o câncer. Prefiro usar enfermidade. Quando um paciente escuta que está doente, já se sente em fase terminal. E não é isso.”

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: Juiz de Fora tem 600 novos casos de câncer de mama e próstata a cada ano

Na segunda-feira (7), a professora distribuirá lenços e toalhinhas de mão na Clínica Solus Oncologia, onde passou por tratamento, às 9h. Denise ainda pretende visitar, respectivamente, em 9 e 17 de outubro, as Câmaras Municipais de Piau e Juiz de Fora – nesta, aguarda apenas confirmação. “Tenho várias instituições para as quais vou doar. Tenho que equilibrar para ninguém ficar sem. Assim que chegar ao final do Outubro Rosa, tudo o que restar será para a Ascomcer.”

Tópicos: outubro rosa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.